85dfda6a-17bb-4dd1-8620-6968c4ae2687

Uma resposta para sua pergunta! Assunto de hoje: TANINO

2 junho, 2017 às 10:00  |  por Debora Breginski

Pensando no inverno que está chegando e em várias perguntas que respondo constantemente vou começar respondendo algumas delas.

O que é tanino?
Ou o que são taninos?
Vinhos tintos mais encorpados tem tanino?
Afinal, qual o “gosto do tanino”?
Como perceber que um vinho tem mais ou menos tanino?

Nas uvas os taninos encontram-se principalmente nas cascas, sementes e engaços. Assim como os açúcares da uva, eles também passam por um amadurecimento e, com forme se atinge essa maturidade, perdem a agressividade, tornando-se macio e sedosos. Dentre as uva viníferas, geralmente, quanto mais grossa a casca, maior a quantidade de taninos a serem extraídos.

Na verdade, os taninos não podem ser sentidos no olfato e no paladar. Eles não têm cheiro ou gosto propriamente ditos. O que eles fazem é criar sensações táteis em nossa boca durante a degustação de vinho!

A principal sensação provocada pelos taninos em nossa boca é a adstringência, uma espécie de impressão de secura e rugosidade.

Na linguagem do vinho (duro)! Passando a língua no palato (céu da boca) ao invés de sentirmos úmido e liso, experimentamos uma resistência ao escorregamento.
É mais ou menos como quando tomamos uma xícara de chá forte e sem açúcar ou acidentalmente mordemos um caroço de uva.

Tintos pouco tânicos apresentaram esta adstringência balanceada. Já nos vinhos produzidos com mais tanino, caso consumidos antes do período de guarda, essa sensação é mais agressiva. A medida que os vinhos envelhecem os taninos suavizam-se, tornando-os mais prazerosos, trazendo texturas mais delicadas e menos agressivas.

Assim, entendendo um pouco mais o papel dos taninos, podemos fazer melhores escolhas e escolhas diferentes para cada momento, proporcionando o máximo de prazer ao desfrutar a bebida VINHO e desta forma te levando ao SEXTO SENTIDO.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>