A saliva transmite AIDS???

20 janeiro, 2010 às 13:11  |  por Dr. Anderson Kovaleski

A  Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS , cujo agente etiológico é o vírus da imunodeficiência humana – HIV, é caracterizada pela imunodepressão que resulta, principalmente da infecção e destruição dos linfócitos T4, que são as células que comandam a resposta imune do organismo. O HIV tem uma grande “afinidade” por células sanguíneas, nervosas e musculares e pode desempenhar papel predisponente ou determinante da graves lesões nos sistemas nervoso, respiratório e digestivo.

 A AIDS é considerada por muitos autores como uma doença crônica, não só pelo prolongado período de incubação, como também pelos avanços terapêuticos que permitem uma sobrevida cada vez maior.

O HIV já foi isolado no sangue, sêmen, secreções vaginais, saliva, lágrima, leite materno, fluido cérebro-espinhal, fluido amniótico e urina. Porém as evidências epidemiológicas mundiais indicam que apenas o sangue, sêmen e secreções vaginais e possivelmente, o leite materno, são as fontes de infecção do vírus.

Toda evidência epidemiológica acumulada indica que alimentos, água, insetos e contatos casuais não transmitem o vírus. Do mesmo modo, não foram documentados casos de transmissão pela saliva. Observa-se, aliás, que o HIV é raramente encontrado na saliva e, quando presente, ocorre em pequena quantidade, como partícula viral extracelular. A saliva é rica em proteínas que inibem a infecção pelo HIV. Dentre elas, salientamos a enzima inibidora de protease secretada por leucócitos (SLIP) que representa uma barreira natural na transmissão do vírus. Além disso, sua hipotonicidade, que provoca a lise (quebra) celular, é mais um obstáculo.

fonte: ministério da saúde

68 ideias sobre “A saliva transmite AIDS???

  1. Junior Magalhães

    Boa tarde Dr. Bruno . Essa semana perdi um amigo que eu nem imaginava que era soropositivo. Porém , como somos fumantes , algumas vezes compartilhei o cigarro com ele . Há alguma chance de eu ter contraído HIv, e se sim , queria que se possível explicasse os motivos que podem levar a uma infecção .

  2. Kamila

    olá doutor, alguns dias atras estava jantando com uma pessoa que tem hiv, quando estávamos comendo ele pediu para provar minha comida, e logo em seguida levei o garfo a boca, estou com afta, e no outro dia ele me disse que também estava com ferimentos na boca. estou desesperada! por favor me responda. posso contrair o vírus desta forma? Obrigada!

  3. Dr. Bruno Brites

    Kamila, não se apavore, a quantidade necessária para adquirir o vírus HIV é muito grande, e assim não será preciso

  4. Dr. Bruno Brites

    Muito pequeno, na verdade, quase nulo, o seu sangue dificilmente entrou em contato com o dele na quantidade precisa para isso

  5. Dr. Bruno Brites

    Veronica, se acalme, não precisa se preocupar! Eu esperaria mais 45 dias para realização de um novo exame, mas fique tranquila enquanto isso

  6. André

    Doutor essa semana estava tomando cerveja e chegou um rapaz meio noia da qual pediu um poco de cerveja pra gente , despejamos um pouco da minha lata no gargalo da garrafa dele.Após isso so tomei mais um gole e ja deixei a lata de lado , existe alguma possibilidade de contrair algo nisso ?

  7. bruno

    ola dr e possivel apanhar sendo masturbado e essa pessoa tendo cuspido uma vez para a glande ?
    nao foi oral obrigado

  8. Rafael

    Dr. Eu beijei uma mulher supostamente infectada, mas tinha caido 2 obturações minhas existe o risco de ter sido contaminado.

  9. Gabrielle

    Olá doutor! Eu havia feito algumas pesquisas sobre a transmissão do vírus hiv pela saliva e confesso que tenho certas dúvidas. Se uma pessoa que tem hiv der um pequeno beijo na boca de uma que não tenha hiv, onde este beijo não seja demorado porém simples como um selo e uma pequena quantidade de saliva entra na boca da outra. Há possibilidade de haver uma contaminação?

  10. S.

    Se por acaso eu tiver hiv e beijar um corte aberto ainda com sangue de uma pessoa sana,ela pode pegar hiv?me ajude estou desesperado!!!
    Beijei o corte aberto de uma crianca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>