Manchas escuras na gengiva! Isso tem solução???

15 dezembro, 2010 às 20:00  |  por Dr. Anderson Kovaleski

Para falarmos sobre as manchas melânicas gengivais, que são aqueles pontinhos escuros de vários tamanhos e formas espalhados pela superfície da gengiva e que dão o aspecto desarmônico ao sorriso, temos que citar os fatores que interferem na cor da gengiva. O primeiro deles é a espessura da parte gengival coberta por ceratina - aquela porção mais rosada da gengiva. Segundo, a quantidade de vasos sanguíneos e, terceiro, a quatidade de melanina.

No que se refere aos vasos sanguíneos não temos o que fazer para alterá-los. Porém tratando-se da quantidade de gengiva ceratinizada e da melanina, podemos intervir através da manipulação dos tecidos moles e modificar o aspecto estético. Nos casos em que o problema é uma ou mais manchas melânicas escuras, podemos abrir mão de um procedimento de ”peeling gengival” e remover as manchas através do uso de aparelhos de laser, ultra-som ou utilizando as técnicas convencionais devolvendo um aspecto estético muito mais agradável em minutos.

35 ideias sobre “Manchas escuras na gengiva! Isso tem solução???

  1. ARTUR ARAUJO BRAGA NETO

    Olá, eu tive uma lesao no dente da frente, por que meus dentes eram tortos. tive que fazer uma coroa no mesmo,e só que agora apareceram essas manchas pretas, e está saindo uma secreçao parecendo que está inflamado.O quê pode ser?

  2. Tharys Cristina

    Bom dia!
    Gostaria de saber quanto que fica esse tratamento para clarear a gengica
    Desde já obrigada.
    Tharys Castro

  3. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    O valor do tratamento depende basiacamente do diagnóstico, área comprometida e de como vamos realizar o procedimento. Recomendo uma avaliação individualizada do seu caso.

  4. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Artur. Uma avaliação individualizada para o seu caso me parece a melhor solução. Pelo que você relata, não me parece ter relação com manchas melânicas e sim com algum outro problema (inflamação, exposição do metal da coroa – se existir metal, etc)

  5. Renata

    Oi boa tarde Dr tenho minha gengiva escurecidas por manchas de cigarro minha documentção ortodontica mostra que as 14 anos não tinha essas mnhas.HJ tenho 27 Meu caso é cirurgico…. ortognatica classe 3 e tenho medo de com um novo sorriso a gengiva apareça gostaria de saber qdo devo fazer o pilling antes depois da cirurgia.

  6. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    A remoção das manchas pode ser feita antes da cirurgia, desde que seja respeitado o intervalo de cicatrização. Se a sua cirurgia já está marcada para uma data próxima, eu recomendo fazer depois e analisar a real necessidade do procedimento. Qualquer dúvida é só escrever ok?

  7. Sabrina

    Eu sou mulata e tenho essas manchas na gengiva e não sei como apareceram e quero muito remove-las queria saber aonde fazer o procedimento e qual o preço?

  8. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Boa noite Sabrina. Você deve procurar um especialista em periodontia que faça este tipo de correção. O preço vai variar de acordo com o tamanho da área envolvida e da capacitação de cada profissional. Em Curitiba você pode me procurar no CEOPAR.

  9. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Pensando de uma forma bem simples, ele pode ter batido a noite com ou contra algum objeto. Pergunte se ele lembra de alguma situação e acompanhe. Se não melhorar, procure imediatamente um profissional.

  10. Camila

    Olá! Preciso de ajuda, o dente canino inferior estava com a gengiva inflamada e passou uma semana e apareceram vasos escuros na gengiva.. Fiquei preocupada!

    Ajuda!

  11. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Oi Camila. Se apareceu de forma repentina, procure imediatamente a ajuda de um profissional. Na avaliação pessoal podemos diagnosticar a resolver o seu caso.

  12. Maria Heloiza

    Bom dia Doutor Anderson. Tenho 13 anos e já tinha essas manchas há muito tempo. Não tenho a pele muito escura e estou preocupada com essas manchas pois tenho elas em toda a área da gengiva. E algumas vezes que escovo meus dentes, um deles sangra. Mas não tenho infecção, gengivite ou inflamação nem nada que possa indicar o sangramento. Tem a ver com as manchas? Talvez porque elas deixam a pele mais sensível, ou é alguma outra coisa grave?
    P.S.: As manchas tem uma cor rasoável não tem cor preta, tem a cor meio que marrom clarinho.
    Agradeço desde já. :-)

  13. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Bom dia Maria. Pelo seu breve relato acredito que estas manchas sejam melânicas e isto, não é problema algum. Se apenas um dente seu sangra, é quase certo que o problema está no local e não no todo. Marque uma avaliação profissional e fique mais tranquila e segura. Obrigado por escrever.

  14. lana

    boa noite, depois que coloquei uma coroa no meu dente da frente a gengiva escureceu sera que tem tratamento para clarear??? por favor me ajude me da desgosto de sorrrir

  15. Elisander

    Preciso de ajuda!! O que faço, minha gengiva está toda preta.Eu fumo diariamente.O que pode ser? Me ajude por favor!!!

  16. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Bom dia. Só um exame clinico apurado para diagnosticar o problema. Pode ser o edema da extração, coágulo, mancha melânica, etc.

  17. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    Pode ser que a base da sua coroa seja de metal e isso está aparecendo por transparência. Isso pode ser solucionado por um aumento da qualidade da sua gengiva ou substituindo a coroa por uma sem metal. Pode ser também apenas uma pequena inflamação (halo). Verifique a adaptação da prótese e refine as técnicas de higiene.

  18. Dr. Anderson Kovaleski Autor do post

    No seu caso, parece-me interessante verificar a presença de osso ao redor do implante. Isso pode ser conseguido mediante um exame tomográfico. Ou pode ser também apenas o metal da coroa aparecendo. Tem como reparar em ambos os casos.

  19. Luciqne

    Olá, brincando com uma caneta a cerca de uns dois anos feri a gengiva bem na frente. Formou um ematoma quenunca mas saiu. Ultimamente as fotos tem me incomodado pois parece que estou com o dente sujo. É possível remover? A remoção é só com cirurgia ?

  20. Charles Saldanha

    Olá, Drº Anderson!!

    sou moreno, é minha gengiva era bem clara…porém, de 15 dias para cá…notei que nas laterais da minha gengiva tanto na parte superior e inferior…estão bem escuras…tenho todo cuidado necessário…(troca de escova regulamente) fio dental e etc…tenho 39 anos e a dentição perfeita…na há sangramento…na frente dos incisivos centrais na parte da gengiva continua clara…o que posso estar fazendo?? Será que com o tempo pode sumir ou aumentar?? Grato CS

  21. lucas pando

    ola doutor, no sabado eu comecei a sentir uma leve dor de cabeça, achei q nao era nada, porem quando fui dormir, comecei a sentir calafrios e em estado de febre, nao consegui durmi, porem ainda tinha energia, mas fome e sono eu n tinha, no decorer do domingo, logo apos o almoco, onde mi alimentei muito mal, comecei a sentir fraqueza e calafrio novamento, mas continuei exigindo do meu corpo, foi quando a noite meu corpo nao aguentou e eu acabei desmaiando por 5 min, e tive um principio de convulção, quando voltei a si a samu ja estava me atendendo, fui levado ao hospital, nao tinha força para levantar a mão, e minha temperatura estava em 39º, ao chegar no hospital, tomei duas bolsas de soro com dipirona na veia, mi senti mais animado, e a doutora falou que eu estava com uma placa de bacteria na garganta, ela me receitou amoxilina 500mg e buprovil, de 8 em 8 ampos.
    so que na manha seguinte, quando fui levantar para me alimentar (canxa de galinha), novamente tive um mal supto, e desmaiei novamente, porem por alguns segundos so, novamente fui encaminhado para um hospital, onde tomei uma bolsa de soro e duas de soro com dipirona, minha temperatura estava em 38.9º, desde de ontem eu tomo os remedios estou no terceiro comprimido de ambos, porem n senti melhoras, pelo contrario, minha garganta esta mais dolorida e as vezes sinto dores agudas ao tentar engulir, e oq mi deixa mais preocupado, e que minha lingua esta muito embranquizada e com minhas aftas e algumas delas com pontos pretos no centro, e minha gengiva ta muito inchada por dentro e por fora, com manchas pretas e dolorosas na extremidade com os dentes, e ainda tenhu calafrios ao durmi e dor e ardencia nos olhos e fraqueza no corpo, gostaria de sua sugestao DR.

    Grato, Lucas Pando

  22. Dr. Bruno Brites

    Olá Lucas! Sim, as manchas escuras na gengiva tem solução sim. Por termos uma camada basal na gengiva, onde se encontram os melanócitos( células de pigmentação), conseguimos em um procedimento, relativamente básico, fazer a remoção dessas células, chamamos de pilling gengival. E esse procedimento, melhora e muito o sorriso!

  23. Dr. Bruno Brites

    Charles, por você ser moreno, a quantidade de melanócitos ( células de pigmentação) são maiores, mas em um simples procedimento, conseguimos eliminar as manchas e transformar seu sorriso, funciona como um pilling gengival, qualquer duvida me coloco a disposição para avaliar e ver o seu caso! Grande abraço

  24. Dr. Bruno Brites

    Lucas, no seu caso, é preciso o acompanhamento de um neurologista, pois esses sintomas não são comuns!
    Em relação as suas aftas e inchaço na gengiva, podem ser devido aos medicamentos administrados, a “falta de escovação” por você estar passando por um período de estresse. Aconselho a procurar um médico para ver seu problema e se quiser, estou a disposição para dar uma olhada e quem sabe, até entrar com uma medicação para melhorar seus sintomas!
    Abraços
    Dr. Bruno Brites

  25. Dr. Bruno Brites

    Afirmar que a remoção será cirúrgica ou não é meio difícil sem examinar, pois pelo seu relato, um trauma grande foi causado na sua gengiva.
    Indico a você marcar uma consulta, para uma melhor avaliação do seu caso, e não postergue, pois o caso pode agravar
    Att
    Dr. Bruno Brites

  26. Douglas

    Olá doutor!
    Tenho notado minha gengiva mais escura que o habitual e meus dentes sagram com facilidade. Em minha língua tem aparecido aftas, o que pode ser?

  27. Dr. Bruno Brites

    Várias coisas Douglas, desde a uma infecção de garganta que deixou rastros, até uma gengivite!
    Escove bem os dentes e force o sangramento, pois o sagramento garante que seu corpo reage as adversidades!
    att
    Dr. Bruno Brites

  28. karol

    Ola Dr. eu tenho 12 anos na minha gengiva de cima tem uma mancha preta com um buraquinho e eu nao sei o que é vc poderia me dizer?

  29. Dr. Bruno Brites

    Olá, dificilmente sem uma foto ou exame dá para afirmar algo, pode ser um machucado recorrente, uma inflamação ou excesso de pigmentação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>