DISFUNÇÃO DA ATM

22 maio, 2012 às 09:49  |  por Dra. Michele de Camargo

A ATM (articulação temporomandibular) é a articulação que une a mandíbula à base do crânio. Ela, juntamente com os músculos, ligamentos e ossos é a responsável pelos movimentos da mandíbula para frente, para trás e para os lados, para cima e para baixo. Ou seja, todos os movimentos envolvidos na mastigação e na fala.

Qualquer problema que impeça o adequado funcionamento deste complexo sistema é chamado de DTM (disfunção temporomandibular).

A DTM pode gerar um enorme desconforto, causando dores de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, barulhos durante a abertura bucal, como estalos ou até mesmo um chiado. Alguns portadores de DTM sofrem com o travamento da mandíbula não conseguindo fechar a boca após uma abertura excessiva.
Existem inúmeras causas que podem levar um indivíduo a desenvolver DTM, como por exemplo: próteses mal adaptadas; dentes mal posicionados; hábitos de ranger ou apertar os dentes (bruxismo e apertamento); falta de dentes, etc. O correto diagnostico da causa da DTM é muito importante para que se possa indicar o correto tratamento.

Os tratamentos mais comumente indicados são: reposicionamento dos dentes (através de aparelhos ortodônticos), confecção de novas próteses, recolocação de dentes faltantes (através de implantes dentários ou próteses), uso de placa mio relaxante e muitas vezes é indicado o tratamento conjunto com fisioterapeuta. Alguns casos mais avançados de DTM só podem ser resolvidos através de uma cirurgia na ATM. Por isso o diagnostico precoce é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>