corrida

O domingo (4) que marcou a 30ª edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional – etapa Caiobá foi intenso e parcialmente nublado no litoral do Paraná. Mil e duzentos triatletas paranaenses, de outros oito estados e do Distrito Federal participaram da prova comemorativa que contou com público de mais de 15 mil pessoas.

Flavio Queiroga, de São Carlos (SP), campeão da prova, obteve o tempo de 1h52min442, apenas oito segundos à frente do 2º colocado, o curitibano Kaue Willy Cardoso. O terceiro lugar, Reinaldo Colucci, também de São Carlos, fechou a prova com 1h53min40s, seguido pelo curitibano Breno Pereira Matheus e pelo catarinense Luiz Francisco de Paiva Ferreira, o Chicão.

No feminino, Pâmella Oliveira liderou a prova de ponta a ponta e conquistou o bicampeonato com o tempo de 2h11min16s, abrindo vantagem de 3min8s da segunda colocada, a paulista Carolina Furriela. O terceiro lugar, de Palhoça (SC), Djenyfer Arnold, terminou a prova com 2h17min48s, seguida por Luma Maruci Guillen, de São Carlos e por Soelen Bozza, de Curitiba.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destaca a evolução da prova nestas 30 edições, que passou das iniciais 220 vagas para as atuais 1.200 – limite que a praça de transição comporta. “A crescente participação de atletas, a qualidade técnica, o volume de pessoas que se deslocam até o litoral para assistir à prova, mostram a grandeza deste evento, que fomenta o comércio e o turismo fora da alta temporada”, pontua.

Uma das parceiras do evento, a Prefeitura de Matinhos, promoveu ao longo das edições melhorias na praça de transição, nos acessos e no trajeto. “Parabenizamos ao Sesc por esta ação conjunta que perdura por três décadas. Este é o maior evento esportivo do litoral que proporciona continuamente o desenvolvimento”, enfatiza o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer.

O triatleta Leandro Macedo, vencedor da primeira edição do Sesc Triathlon Caiobá e o atleta que mais venceu a competição, por sete vezes, foi convidado de honra da organização para celebrar estas três décadas. “A história do Sesc Triathlon Caiobá se confunde com a minha própria história na modalidade. Iniciei no triathlon em 1986 e, três anos depois, venci a primeira edição desta prova”,