Fórum de Inovação e Tecnologia será dias 3 e 4 de dezembro, em Curitiba

21 novembro, 2013 às 13:34  |  por Brisa Teixeira

O Fórum de Inovação e Tecnologia ocorrerá, em Curitiba, na Universidade Positivo. nos dias 3 e 4 de dezembro. A realização é da TOTVS, da Universidade Positivo e do Centro Tecnológico Positivo. Destinado a profissionais e acadêmicos das áreas de Tecnologia, Administração e Marketing, o propósito do evento é reunir os principais profissionais dos segmentos, com a chancela de marcas atuantes na região. As inscrições, que são gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo site www.forumdetecnologia.com.br.

No dia 3, terça-feira, a temática será “a influência do social nas corporações”. Nessa linha, o diretor da Aldeia Coworking, Ricardo Dória, realizará a primeira apresentação, seguido pela palestra de Gilmar Hansen, diretor do Fluig, a plataforma da TOTVS voltada à administração das empresas, incluindo uma rede social corporativa.

No dia 4, o foco será “a inovação como fórmula para a sobrevivência das corporações”, com o presidente do Project Management Institute – Paraná Chapter (PMI PR), Rodrigo Giraldelli. Em seguida, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da TOTVS, Weber Canova, falará sobre os processos de inovação da companhia.

Após às apresentações, será realizado um bate-papo com mediação, para que os participantes possam se aprofundar nos temas. Além das palestras, a agenda do período da tarde será preenchida com uma série de oficinas para acadêmicos e profissionais do setor.

Serviço
Fórum de Tecnologia e Inovação
Quando: dias 3 e 4 de dezembro (com programação nos períodos da tarde e noite).
Onde: Universidade Positivo, bloco vermelho.
Inscrições: gratuitas até o dia 2 de dezembro, pelo site www.forumdetecnologia.com.br.
Informações: (41) 3360-6200contato@forumdetecnologia.com.br ouwww.forumdetecnologia.com.br.

Fonte: Central Press

Paquera rola solta nos smartphones e a poucos metros do seu alvo

6 novembro, 2013 às 08:03  |  por Brisa Teixeira

A tecnologia tem ajudado bastante quando o assunto é paquera, principalmente os solitários e os tímidos. O “flerte”, nos dias de hoje, mudou e a ajuda vem de muitos recursos como as redes sociais, os chats e os aplicativos.

A novidade agora e que vem popularizando solteiros (e não solteiros!) de todas as idades é o aplicativo Tinder.  Por meio do GPS instalado é possível encontrar alguém interessante e de acordo com o perfil que você procura a poucos metros de distância. O Brasil já é um dos cinco países que mais utilizam o app.

O aplicativo é interligado ao Facebook e mostra pessoas do seu interesse, seja para uma amizade ou algo a mais. que estão num raio de aproximação que você mesmo estipula.  Se ambos curtirem um ao outro no aplicativo, a chance de um encontro bem sucedido é grande. E tudo é possível fazer na completa privacidade na sua timelime do Facebook.

Fica a dica e bom encontro!

Atari para iOS e Android

5 novembro, 2013 às 12:56  |  por Brisa Teixeira

Os nostálgicos, que na infância e adolescência passavam horas no saudoso Atari (um console da década de 80) têm a oportunidade de  baixar o aplicativo de mais de 100 jogos para iOS e Android.

É o Atari Greatest Hits, o app pode ser comprado de várias maneiras: pagando entre 10 e 15 dólares, você leva o pacote completo com os 100 games. Outra maneira é baixar o aplicativo de graça – ganhando o game Missile Command “de brinde” – e comprar pacotes com 4 games clássicos por apenas 1 dólar cada.

É possível até mesmo visualizar e lembrar como eram as caixas dos jogos. O aplicativo não é uma novidade. O aplicativo já conta com mais de 3 milhões de downloads.

Que tal a dica? Let´s play?

Aprender a tocar um instrumento pela internet. Será que é possível?

4 novembro, 2013 às 11:13  |  por Brisa Teixeira

Aprender a tocar um instrumento faz parte da vontade de muita gente. Hoje com a tecnologia a possibilidade de iniciar numa prática musical ficou mais fácil e mais barato. Confesso que tenho um teclado em Curitiba, comprado há uns seis meses. Fiz umas aulas experimentais em algumas escolas e comprei vários guias que estão à venda nas bancas de jornal. O envolvimento com outras atividades e a mudança de cidade fez eu não ir em frente, mas garanto que vou retomar aos estudos.

Conto essa história para divulgar aqui no blog um curso gratuito de teclado básico pela internet. Não garanto a excelência do curso, mas não custa tentar para aqueles que estão com o instrumento encostado em casa.

Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar. O curso pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Para participar precisa primeiro curtir a Fan Page do Cursos Online SP  e compartilhar as publicações da página. Quanto mais interação, mais chance terá de ganhar. Digamos que de graça de graça não é. Há uma campanha de marketing digital por trás, mas não custa tentar.

O curso tem 120 horas e para participar basta ter o instrumento em casa. Mesmo não ganhando na promoção digital quem sabe vale à pena pagar pelo curso e testar se é possível tocar um instrumento sem a presença do professor. Os autodidatas já sabem a resposta. Taí diversos músicos que tocam bem um instrumento sem nunca ter feito uma aula. O que se sabe é que persistência e paciência são requisitos básicos para aprender instrumentos.

 Para mais informações clique aqui

Aproveite e dê uma olhada em outros cursos de seu interesse no site do Cursos Online SP. Na área musical há opções também de curso de canto, contrabaixo, violão e teoria musical. Todos para iniciantes.

Bom curso!

Como olhar as relações entre tecnologia e sociedade?

15 outubro, 2013 às 08:26  |  por Brisa Teixeira

Inicia amanhã, dia 16, e prossegue até sexta-feira, 18, o V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Neste três dias, autores e pesquisadores de todo o Brasil se reunirão para discutir o tema: Ciência, Tecnologia e Cultura: outro desenvolvimento é possível? O evento ocorrerá em Curitiba, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Rua Sete de Setembro, 3165). Durante o evento, quatro mesas temáticas e mais de 300 artigos abordarão controvérsias contemporâneas, transformações históricas e culturais, dilemas políticos e questões filosóficas que envolvem o tema.

Serviço:
V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade
Dias: 16 a 18 de outubro
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Rua Sete de Setembro, 3165 | Curitiba)
Mais informações: http://ct.utfpr.edu.br/ocs/index.php/tecsoc/2013
Facebook: https://www.facebook.com/#!/VTecsocEsocitebr

Green Digital é escolhida a agência digital da Academia Gustavo Borges

19 setembro, 2013 às 17:29  |  por Brisa Teixeira

A Green Digital acaba de ser escolhida para ser a agência digital do grupo de academias Gustavo Borges. Com unidades em Curitiba, Londrina e São Paulo, a Gustavo Borges conta agora com a assessoria de uma agência especializada no mercado digital, que será responsável pela gestão da marca nas redes sociais, além do planejamento de mídia online.

Segundo Ney Queiroz, Diretor Executivo da Green, a conquista desta conta significa um grande desafio e também o reconhecimento pelo trabalho que a agência vem desenvolvendo junto a importantes empresas como Shopping Total, Curso e Faculdades Dom Bosco e RIC, entre outras. “Significa, também, que o mercado está cada vez mais maduro em relação à importância de um trabalho especializado no que diz respeito à presença digital”, complementa.

Confira a página da Academia Gustavo Borges no Facebook
https://www.facebook.com/academiagustavoborges?fref=ts

Informações: Assessoria de Imprensa Green Digital

Solução de mobilidade para médicos

20 julho, 2013 às 16:06  |  por Brisa Teixeira

Claudinei Benzi, diretor executivo da unidade TOTVS Curitiba.

Clínicas e consultórios médicos de micro e pequeno porte têm agora uma solução de mobilidade feita sob medida para este público. Médicos e seus funcionários poderão acessar via smartphone ou tablet, a qualquer hora, a agenda do consultório e o prontuário dos pacientes. A oferta é direcionada a clientes dos produtos Série 1 da TOTVS, para micro e pequenas empresas, com baixo custo de aquisição e de manutenção e rápida implantação.

O diretor executivo da unidade TOTVS Curitiba e presidente do Conselho de Franquias da TOTVS S/A, Claudinei Benzi, reforça o interesse da companhia em apresentar softwares diferenciados ao setor terciário. “Nos últimos anos, o setor de serviços foi responsável por alavancar o crescimento da economia do Brasil. Acreditamos que seus resultados podem ser ainda melhores com o uso de nossas soluções”, diz.

Para conhecer detalhes da novidade, os clientes de Saúde da Série 1 devem telefonar para 0800 70 98 100. A assinatura mensal tem custo de R$ 9,90 por usuário. O aplicativo roda em celulares e tablets com os sistemas IOS e Android.

Fonte: Central Press Assessoria de Imprensa

Educação em pauta – Vem aí o SalaMundo 2013

19 julho, 2013 às 11:25  |  por Brisa Teixeira

Os profissionais da área de educação não podem deixar de participar do SalaMundo 2013 - Encontro Internacional de Educação. Realizado pelo Instituto Positivo, ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba–PR. Entre seus palestrantes terá o ministro da Educação Aloizio Mercadante e o norte-americano Paul Tough, editor do The New York Times e escritor do livro “How Children Succeed” (“Como as crianças obtêm sucesso”, em tradução literal e ainda não lançado no Brasil), um dos mais vendidos nos Estados Unidos.

 O Ministro da Educação abre o primeiro dia de palestras falando sobre “O cenário da educação brasileira: realidade e perspectivas”. Na sequência, o editor especializado em educação no jornal The New York Times, Paul Tough, ministrará a palestra “Curiosidade, dedicação e caráter nas Escolas”.  Ele fala sobre estudos que mostram como as experiências da infância refletem diretamente na forma de aprender dos alunos e, consequentemente, na vida adulta e no seu desempenho profissional.

Programação completa

6 de agosto – terça-feira

8h30 Recepção e boas-vindas ao Teatro Positivo

Orquestra Harmônica de Curitiba

8h45 Mensagem de abertura

Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo

Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba

Beto Richa, governador do Paraná

9h Palestra de abertura: “O Cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas”

Aloízio Mercadante, Ministro de Estado da Educação do Brasil

9h45 “Valores, caráter e sucesso nas escolas”

Paul Tough

10h30 Coffee break

11h “Os sentidos que punem e despertam – A visão enganosa: Síndrome de Irlen”

Ricardo Guimarães e Dra. Marcia Guimarães

11h30 “A inteligência das mãos”

Claudio de Moura Castro

12h “As Humanidades na Educação”

Mensagem exclusiva com Mário Vargas Llosa, escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010, apresentada por Cláudio de Moura Castro

12h15 Almoço

14h “A sala de Aula na Tela – o ensino pela televisão”

José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho

14h30 “O congestionamento curricular do Ensino Médio”

Tufi Machado Soares e Mariana Calife

14h50 “O bacharelado internacional”

Robert Boressa

15h10 “O segredo das escolas que dão certo”

Bernardo Toro

15h30 Coffee Break

16h00 “Experiências na gestão que mudaram a sala de aula”

17h30 Peça Teatral “Apareceu a Margarida” de Roberto Athayde.

Monólogo interpretado pela atriz Marília Pêra

18h30 Encerramento primeiro dia

7 de agosto – quarta-feira

8h Recepção e boas-vindas ao Teatro Positivo

Grupos Musicais/Artes/Dança do Positivo

08h30 Palestra de abertura: “Autoridade e Disciplina”

Mensagem exclusiva -gravada em Paris – por André Comte-Sponville e Luc Ferry, apresentada e comentada por Luca Rischbieter

9h30 “O peso e a importância dos fatores não cognitivos”

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna

10h15 Coffee break

10h40 “Como lidar com o bullying”

Luciene Tognetta

11h10 “O que faz uma boa escola?”

Francisco Soares e James Ito-Adler

12h Encerramento

*** Mais informações e inscrições sobre o SalaMundo - www.salamundo.com.br

 

130 livros de comunicação e cultura digital para download

18 junho, 2013 às 11:00  |  por Brisa Teixeira

Se você procura livros de comunicação e cultura, o blog Midia8 – que nasceu em 2007 e publica novidades do mundo da comunicação- compilou links de 130 títulos de livros digitais em português para ler online ou fazer download.

As obras abortam temas relacionados à comunicação e cultura digital como ciberjornalismo, literatura digital, redes sociais, marketing digital, cibercultura, web 2.0, SEO, Marketing entre outros.

Confira a lista e aproveite a leitura:

01. Como escrever para a web (Guillermo Franco)

02. O que é o virtual? (Pierre Lévy)

03. Jornalismo 2.0: como viver e prosperar (Mark Briggs)

04. Web 2.0: erros e acertos (Paulo Siqueira)

05. Para entender a internet (org. Juliano Spyer)

06. Redes sociais na internet (Raquel Recuero)

07. Televisão e realidade (Itania Gomes)

08. Autor e autoria no cinema e televisão (José Francisco Serafim)

09. Comunicação e mobilidade (André Lemos)

10. Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa (Ana Carolina Escosteguy)

11. Conceitos de comunicação política (org. João Carlos Correia)

12. O paradigma mediológico: Debray depois de McLuhan (José A. Domingues)

13. Informação e persuasão na web (org. Paulo Serra e João Canavilhas)

14. Teoria e crítica do discurso noticioso (João Carlos Correia)

15. Redefinindo os gêneros jornalísticos (Lia Seixas)

16. Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje (org. Gilmar R. da Silva)

17. O marketing depois de amanhã (Ricardo Cavallini)

18. Branding: um manual para você gerenciar e criar marcas (José R. Martins)

19. Grandes Marcas Grandes Negócios (José R. Martins)

20. Relações Públicas digitais (org. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)

21. Ferramentas digitais para jornalistas (Sandra Crucianelli)

22. Blogs.com: estudos sobre blogs (org. Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo)

23. Mobilize: guia prático sobre marcas e o universo mobile (Ricardo Cavallini)

24. Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões (e-books coletivo)

25. Manuais de cinema I: laboratório de Guionismo (Luís Nogueira)

26. Manuais de cinema II: gêneros cinematográficos (Luís Nogueira)

27. Manuais de cinema III: planificação e montagem (Luís Nogueira)

28. Manuais de cinema IV: os cineastas e a sua arte (Luís Nogueira)

29. Homo consumptor: dimensões teóricas da publicidade (Eduardo Camilo)

30. Retória e mediação II: da escrita à internet (orgs. Ivone Ferreira e María Cervantes)

31. O conceito de comunicação na obra de Bateson (Maria Centeno)

32. Comunicação e estranheza (Suzana Morais)

33. Néon digital: um discurso sobre os ciberespaços (Herlander Elias)

34. Manual da teoria da comunicação (Joaquim Paulo Serra)

35. Estética do digital: cinema e tecnologia (orgs. Manuela Penafria e Mara Martins)

36. Jornalismo digital e terceira geração (org. Suzana Barbosa)

37. Comunicação e ética (Anabela Gradim)

38. Blogs e a fragmentação do espaço público (Catarina Rodrigues)

39. Sociedade e comunicação: estudos sobre jornalismo e identidades (João Correia)

40. Teorias da comunicação (orgs. José Manual Santos e João Correia)

41. Comunicação e poder (org. João Correia)

42. Comunicação e política (org. João Correia)

43. Manual de jornalismo (Anabela Gradim)

44. A informação como utopia (Joaquim Paulo Serra)

45. Jornalismo e espaço público (João Correia)

46. Semiótica: a lógica da comunicação (Antônio Fidalgo)

47. Informação e sentido: o estatuto espistemológico da informação (Joaquim Serra)

48. Informação e comunicação online I: jornalismo online (org. Joaquim Serra)

49. Informação e comunicação online II: internet e com. promocional (org. Joaquim Serra)

50. Campos da comunicação (orgs. Antônio Fidalgo e Paulo Serra)

51. Jornalistas da web: os primeiros 10 anos (Jornalistas da web)

52. Onipresente (Ricardo Cavallini)

53. O uso corporativo da web 2.0 e seus efeitos com o consumidor (André Santiago)

54. Caderno de viagem: comunicação, lugares e tecnologia (André Lemos)

55. Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para jornais (Fernando Caro)

56. Perspectivas do Direito da propriedade intelectual (Helena Braga e Milton Barcellos)

57. E o rádio? Novos horizontes midiáticos (Luiz Ferraretto e Luciano Klockner)

58. Manual de redação do jornalismo online (Eduardo de Carvalho Viana)

59. Jornalismo internacional em redes (Cadernos da Comunicação)

60. Cartilha de redação web: padrões Brasil e-Gov (Governo Federal)

61. A cibercultura e seu espelho (orgs. Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto)

62. Direitos do homem, imprensa e poder (Isabel Morgado)

63. Conceito e história do jornalismo brasileiro na ‘Revista de Comunicação’

64. Tendências e prospectivas. Os ‘novos’ jornais (OberCom)

65. O livro depois do livro (Giselle Beiguelman)

66. A internet em Portugal (OberCom)

67. Memórias da comunicação (orgs. Cláudia Moura e Maria Berenice Machado)

68. Comunicação multimídia (org. Maria Jospe Baldessar)

69. Cultura digital.br(orgs. Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn)

70. História da mídia sonora (orgs. Nair Prata e Luciano Klockner)

71. História das relações públicas (Cláudia moura)

72. Manual de laboratório de jornalismo na internet (Marcos Palacios e Beatriz Ribas)

73. O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade (Marcos Palacios e Elias Machado)

74. Retórica e mediação: da escrita à internet (orgs. Ivone Ferreira e Paulo Serra)

75. Design/Web/Design: 2 (Luli Radfaher)

76. A arte de despediçar energia (Ricardo Cavalline)

77. A blogosfera policial no Brasil (orgs. Silvia Ramos e Anabela Paiva)

78. Direitos humanos na mídia comunitária (UNESCO)

79. Do broadcast ao socialcast (Manoel Fernandes)

80. Manual de assessoria de comunicação (FENAJ)

81. Manual de sobrevivência online (Leoni)

82. Olhares da rede (orgs. Claudia Castelo Branco e Luciano Matsuzaki)

83. A democracia impressa (Heber Ricardo da Silva)

84. Design e ergonomia (Luis Carlos Paschoarelli)

85. Design e planejamento (Marizilda do Santos Menezes)

86. História e comunicação na nova ordem internacional (Maximiliano Martin Vicente)

87. O percurso dos gêneros do discurso publicitário (Ana Lúcia Furquim)

88. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática (Murilo Soares)

89. Princípios Inconstantes (Itaú Cultural, com coordenação de Claudiney Ferreira)

90. Mapeamento do ensino de jornalismo cultural no Brasil em 2008 (Itaú Cultural)

91. Mapeamento do ensino de jornalismo digital no Brasil em 2010 (coord. Alex Primo)

92. Dinheiro na internet: como tudo funciona (Katiero Porto)

93. Como criar um blog: de desconhecido a problogger (Paulo Faustino)

94. Futuros imaginários: das máquinas pensantes à aldeia global (Richard Barbrook)

95. Além das redes de colaboração (orgs. Nelson De Luca Pretto e Sérgio Silveira)

96. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas (Cláudio Torres)

97. Políticas, padrões e preocupações de jornais e revistas brasileiros (UNESCO)

98. Teoria e pesquisa no contexto dos indicadores de desenv. da mídia (UNESCO)

99. Qualidade jornalística: ensaio para uma matriz de indicadores (UNESCO)

100. Sistema de gestão da qualidade aplicada ao jornalismo (UNESCO)

101. Manual de sobrevivência no mundo digital (Leoni)

102. Branding 1001: o guia básico para a gestão de marcas de produtos (Ricardo e Fernando Jucá)

103. Marca corporativa: um universo em expansão (Levi Carneiro)

104. Marketing 1 to 1 (Peppers&RogersGroup)

105. Tudo o que você precisa aprender sobre o Twitter (Talk)

106. Cultura livre (Lawrence Lessing)

107. As marcas na agenda dos CEOs (Troiano Consultoria)

108. Guia da reputação online (António Dias)

109. I Pró-Pesq – Encontro nacional de pesquisadores em PP (USP)

110. O ABCD do planejamento estratégico (Lowe)

111. Suprassumo Mídia Boom (Mídia Boom)

112. Vida para consumo (Zygmunt Bauman)

113. As redes sociais na era da comunicação interativa (Giovanna Figueiredo)

114. Escola de redes (Augusto de Franco)

115. Blog: jornalismo independente (Fernanda Magalhães)

116. Vidro e vidraça: crítica de mídia e qualidade no jornalismo (org. Rogério Christofoletti)

117. Smart digital. Conteúdo social (Bruno de Souza)

118. Jornalismo e convergência (orgs. Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira)

119.Perspectivas da pesquisa em com. digital (orgs. Adriana Amaral, Maria Aquino e Sandra Montardo)

120. Open source: evolução e tendências (Cezar Taurion)

121. Redes sociais e inovação digital (org. Gil Giardelli)

122. Radiojornalismo hipermidiático (Debora Lopez)

123. Em busca de um novo cinema português (Michelle Sales)

124. O paradigma do documentário (Manuela Penafria)

125.Cidadania digital (orgs. Isabel Salema e António Rosas)

126. Análise de discurso crítica da publicidade (Viviane Ramalho)

127. Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo)

128. Para entender as mídias sociais (org. Ana Brambilla)

129. Comunicação e marketing digitais (orgs. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)

130. Mídias sociais e eleições 2010 (orgs. Ruan Carlos e Nina Santos)

Fonte: Catraca Livre e Canal Ensino

21 aulas on line gratuitas para mamães de primeira viagem

17 junho, 2013 às 11:41  |  por Brisa Teixeira

Ser mãe de primeira viagem não é fácil. São tantas dúvidas que surgem e tanta gente querendo dar palpite que fica difícil saber o que fazer. Uma dica é fazer o curso de gestante on line. Uma série de 21 aulas em vídeo totalmente gratuita,  dará todas as informações e esclarecerá suas principais dúvidas sobre esses momentos únicos que são a gravidez, o parto, o pós-parto, a amamentação e os cuidados com o recém-nascido.

Todo o conteúdo foi elaborado com a colaboração de renomados especialistas da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma referência do que há de melhor na medicina do país. As aulas irão ao ar semanalmente.

Os vídeos estão disponibilizados para assistir a qualquer hora.  Ao final de cada vídeo, é possível imprimir um resumo para formar, aos poucos, uma apostila. E terá a possibilidade, também, de fazer um teste para avaliar o que aprendeu. Se você fizer os testes de todas as aulas e acertar pelo menos metade das questões, ao final do curso receberá um certificado de conclusão.

Abaixo links para as aulas:

Fonte: Bebê Abril e Canal de Ensino

 

 

 

Oportunidade de atualização para os profissionais de TI

13 junho, 2013 às 13:24  |  por Brisa Teixeira

Semana que vem o ponto de encontro dos profissionais de TI será em Ponta Grossa. De 17 a 21 de junho ocorrerá, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa,  a Semana de Atualização da Tecnologia da Informação, com patrocínio da TOTVS Curitiba.  A expectativa é de que 600 pessoas – entre empresários, profissionais de TI e acadêmicos – participem do evento.

Uma série de palestras, oficinas, minicursos, relatos acadêmicos e profissionais faz parte deste evento que  objetiva oferecer oportunidades para os estudantes e profissionais se atualizarem em um mercado de atuação que só cresce em nosso País. No entanto, a área de TI passa por um paradoxo: apesar de contar com grande número de vagas disponíveis, as empresas não encontram a qualificação necessária da mão de obra.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), só no Brasil, até 2014, serão necessários 78 mil novos especialistas nesse segmento, contudo apenas 33 mil terão a formação necessária para ingressar no mercado de trabalho.

Dados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti) mostram que os salários dos profissionais da área cresceram em um ritmo superior ao da inflação nos últimos anos. A remuneração média atinge cerca de R$ 2.950 para especialistas com dois ou três anos de experiência. Além da falta de qualificação técnica, a dificuldade com as línguas estrangeiras, especialmente o inglês, aparece como outra barreira para profissionais desse setor.

TOTVS em Ponta Grossa
Com o propósito de facilitar a intermediação entre profissionais e empresa, a TOTVS montará estande para apresentar a empresa, as oportunidades e cadastrar profissionais no banco de talentos da unidade.  Além disso, a empresa fará a divulgação do curso de Formação em Tecnologia TOTVS, voltado aos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas, Ciências da Computação e Engenharia da Computação. “Nosso propósito é buscar a capacitação de talentos, mostrando o que se espera de um profissional tanto na parte técnica quanto comportamental”, afirma o gestor de Capital Humano Estratégico da TOTVS Curitiba, Antonio Carlos Annies. O curso terá duração de 50 horas e acontecerá em julho.

Recentemente, a TOTVS inaugurou unidade em Ponta Grossa, que ainda está com os processos seletivos para contratação de profissionais em aberto. O espaço conta com estrutura operacional com escritório, sala de reuniões e área de apoio para a equipe local. A expectativa é que, até 2016, cerca de 70 profissionais estejam atuando na sede.

Serviço
Semana de Atualização da Tecnologia da Informação
Quando: De 17 a 21 de junho.
Horário: Três períodos: das 8h30 às 10; das 13h30 às 17h30; 19 às 20h30.
Onde: UTFPR – Ponta Grossa (Avenida Monteiro Lobato, s/n, Km 04)
Inscrições: A partir de 10 de junho pelo site http://sati.pg.utfpr.edu.br/
Informações: http://dainf.pg.utfpr.edu.br/.

Fonte: com infromações da Central Press

20.ª Educar Educador encerra com público superior a 12 mil pessoas e 50% de espaço já reservados para a próxima edição

27 maio, 2013 às 18:08  |  por Brisa Teixeira

Mais uma vez, a Educar Educador, em sua 20a edição, superou as expectativas. Realizada de 22 a 25 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o evento reuniu mais de 12 mil pessoas, entre feira e congressos, na maior atualização de conteúdo, produtos e serviços de educação da América Latina.

Com 150 palestrantes do Brasil e do exterior, a programação contou com renomados especialistas em educação – grande parte formada por mestres, doutores e pós-doutores em educação –, que apresentaram diversas vertentes dentro do tema “Educação 3.0 – A Escola do Futuro Chegou?”. Já a Feira Educar, que acontece em paralelo aos Congressos, apresentou mais de 200 expositores, cobrindo uma ampla oferta de produtos e serviços para o segmento educacional.

Além do excelente feedback dos participantes dos Congressos, o sucesso do evento também se reflete na negociação antecipada dos espaços da feira para 2014, com pedido de reserva superior a 55% dos stands já realizados.

Em 2014, o evento, que já tem grande representatividade internacional pela presença dos pavilhões Alemão, Coreano e Chinês, ganha outra dimensão, com a aquisição da Educar Educador pela i2iEvents Group, uma das principais organizadoras de feiras de negócios e eventos de grande escala mundial, integrante da Top Right Group.

A i2i é organizadora da Bett Show, maior evento de educação tecnológica da Europa, realizada anualmente em Londres (Inglaterra) e a partir de 2014 passará a integrar o evento brasileiro, como Educar Educador Bett.

Segundo Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, que permanece na gestão e organização da Educar Educador Bett, o planejamento da 20ª Educar/Educador 2013 foi feito sem pensar na aquisição pela i2i Events Group, o que se concretizou apenas no início do mês de maio. “Percebemos, sim, um grande entusiasmo por parte de todos os envolvidos, palestrantes e expositores do evento. Sentimos uma perspectiva diferenciada, onde todos estão impulsionados para algo ainda mais positivo em 2014”, destacou Melo, apontando que os números anunciados no início da Educar Educador 2013 foram atingidos.

O diretor da Futuro Eventos relatou ainda algumas melhorias e ampliações que o evento terá no próximo ano. Mantendo o objetivo de fazer com que a Educar Educador seja uma referência nacional para a educação brasileira no mês de maio, Marcos Melo afirma que certamente haverá uma participação internacional ainda mais forte, com a vinda de muitas empresas do exterior, até mesmo trazidas pela própria i2i, que já responde pelo evento. “Seremos ainda maior e esperamos que autoridades do Brasil venham visitar a Educar Educador Bett, o que hoje fazem de uma forma muito rara”.

Há que se destacar, no entanto, a satisfatória participação de secretários de educação municipais em 2013, com a presença de mais de 300 representantes de diversas cidades brasileiras. “Em 2014, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SP (UNDIME-SP) vai fixar um evento oficial dentro da Educar Educador Bett, assim como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O SESI/SENAI também estará com um stand muito grande, fazendo que o nosso evento PROFITEC (Educação Profissional e Tecnológica) fique ainda mais forte. A Bett, por sua vez, vai trazer muita gente de fora, sobretudo na área de tecnologia, o que reforçará a participação de palestrantes internacionais”.

A edição 2014 da Educar Educador Bett será realizada de 21 a 24 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Informações: Assessoria de Imprensa da Educar - Baruco Comunicação Estratégica

Soroban do SuperCérebro foi destaque na Feira Educar, em São Paulo

27 maio, 2013 às 17:08  |  por Brisa Teixeira

Para quem pensa que a Educar/Educador, maior evento de educação da América Latina, que ocorreu na semana passada, em São Paulo, só foi destaque com seus temas ligado à tecnologia,  precisa saber o sucesso que foi o estande do SuperCérebro, que atraiu curiosos e a imprensa nacional.

Em reportagem no Bom Dia Brasil, a repórter Michele Barros mostrou que não é só de tecnologia que vive a educação. Após mostrar várias tendências educacionais como os tablets, as telas em 3D, as lousas digitais, entre outras, a reportagem destacou os métodos eficientes de desenvolvimento cognitivo, que combina o ensino do Soroban (ábaco japonês), da Matemática e da Interpretação de Texto com o uso de jogos educativos exclusivos e desafios de lógica no processo de ensino-aprendizagem.

A professora Yoneko Mizuma, consultora pedagógica do SuperCérebro e que na década de 80 foi uma das precursoras do ensino do Soroban no Brasil, é a treinadora dos campões brasileiros em Soroban, como as paulistas Larissa Maki e Jéssica Hashioka, que participam da feira. Larissa é campeã brasileira de cálculo mental e Jéssica é campeã de ditado. “Nesses dias de Educar, realizamos mais de 150 demonstrações por dia, uma atrás da outra, e a reação das pessoas é sempre a mesma com o desempenho das meninas que já praticam o Soroban há muitos anos”, destaca Lamas.

Segundo o diretor do SuperCérebro, a curiosidade é o que faz as pessoas pararem para saber o que um ábaco diferente está fazendo numa feira educacional que tem foco em tecnologia. Quando conhecem o Soroban e veem os resultados do seu aprendizado no desempenho dos alunos, os professores e gestores escolares começam a desejar isso para melhorar o desempenho dos seus alunos.

Para saber mais sobre o SuperCérebro acesse o site www.supercerebro.com.br.

Rede social para desempregados

18 maio, 2013 às 15:55  |  por Brisa Teixeira

 

Na Espanha a melhor maneira de procurar emprego é pelos sites especializados.  A Prefeitura de Barcelona, por exemplo, realiza por meio do Cibernarium cursos gratuitos para pessoas de baixa renda que estão sem emprego e  não sabem nem usar o computador, o teclado e o mouse. São três aulas: “Como usar o teclado”, “Como usar o mouse” e “Como se cadastrar nos sites de emprego” . O sistema funciona e vem ajudando muitos espanhóis, ainda mais nesta época de crise.

Aqui no Brasil, muitos brasileiros usam o Linkedin para fazer contatos profissionais e outras redes sociais vêm surgindo para ajudar, especialmente, os desempregado. Uma delas é a Rede Desempregados.com.br, que já atua no País desde Dezembro de 2012. A rede social é gratuita e tem sido um ótimo canal para empresas divulgarem vagas em aberto e para pessoas buscaram vagas de trabalho em aberto.

O fundador da Rede Desempregados, o advogado e psicanalista, pós-graduado em Liderança Multifocal e especialista em redes sociais, Carlos Eduardo Balcarse, explica que o serviço segue um modelo diferente do que existe hoje no mercado. “Somos a primeira Rede Social e Solidária do País e estamos mudando o conceito de divulgação de vagas e currículos. Podemos auxiliar em possíveis “migrações” de mão de obra. Por não estarmos regionalizados, os candidatos e empresas poderão ter acesso a informações de várias partes do País”.

O serviço é disponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) e são oferecidos gratuitamente:

- CADASTRO DE VAGAS

Onde as empresas podem cadastrar suas Vagas Gratuitamente.

- BANCO DE CURRÍCULOS

Onde as empresas tem acesso irrestrito a todos os Currículos cadastrados gratuitamente.

- CADASTRO DE CURRÍCULOS

Onde os candidatos podem cadastrar seus currículo gratuitamente.

- CLASSIFICADOS

Onde as empresas e os candidatos podem anunciar gratuitamente seus produtos e serviços.

- CHAT ONLINE

Onde as Empresas poderão realizar suas entrevistas On-line com Áudio, Vídeo e Texto.

- FÓRUNS

Onde as empresas e os candidatos poderão trocar informações, tirar dúvidas, etc…

- ENQUETES

Onde as empresas e os candidatos poderão também interagir.

- GRUPOS DE VAGAS

Os Grupos de Vagas estão divididos por Cidades e Estados e onde as empresas podem também divulgar suas vagas e os candidatos filtrar sua pesquisa por emprego.

- EVENTOS

Onde poderão ser divulgados qualquer tipo de Evento relacionado ao Mercado de Trabalho (cursos, palestras, etc…).

1.ª Farofada no Granito: Facebook foi o grande herói e o grande vilão

6 maio, 2013 às 21:27  |  por Brisa Teixeira

Hoje pipocou em toda a imprensa a notícia da 1.ª Farofada no Granito do Batel, que ocorreu durante a tarde de ontem (domingo). Alguns jornalistas e blogueiros avaliaram como fiasco e outros como um sucesso. Antes mesmo da Farofada acontecer, o evento já era um sucesso. Praticamente todos os veículos de imprensa divulgaram o evento, motivados pela originalidade da proposta e pelo sucesso de confirmações, que não paravam de crescer, no evento criado no Facebook.

As 7.320 pessoas que “confirmaram” que compareceriam ao evento pelo Facebook, por mais que não compareceram, mostraram a sua indignação e apoiaram à causa levantada pela atriz Kaley Michelle, uma das organizadoras, que ficou desapontada com o pouco movimento, que variou de 100 a 200 pessoas ou, quem sabe, 400 se somar todos que passaram por ali.

É de se esperar dos curitibanos essa pouca adesão. Aquele que não precisou levantar o traseiro do sofá para confirmar a presença no evento foi o mesmo que ficou curtindo o dia chuvoso em casa, acompanhando fotos do evento pelo Facebook. Têm aqueles curitibanos também que confirmaram a presença mesmo sabendo que estariam neste mesmo horário, no Atletiba.

Mas, críticas à parte aos curitibanos, o evento foi um sucesso mesmo no mundo virtual. Na vida real, a pouca adesão (se considerarmos a expectativa de pelo menos 10% dos 7.320),  alguns exageros de exposição, que podem ser conferidos na própria página do evento e as críticas da mídia tiraram o brilho do que poderia ter sido um grande evento.

Mas tudo isso não foi motivo de desânimo para os organizadores. Novas farofadas em breve ocorrerão e o Facebook mais uma vez terá seu importante papel de levantar causas de indignação como essa! Sem chuva, frio e Atletiba, é bem possível que o povo saia da sua zona de conforto e vá à rua apoiar. E como a própria Kaley Michelle escreveu em seu perfil no Face: porque a corrupção não para em dia de chuva!!!