O vídeo Eduardo e Mônica lançado, em junho deste ano, no Dia dos Namorados, foi um case bem sucedido da Vivo, nas redes sociais. Desde o dia em que o vídeo viralizou até hoje, o gerente de web e mídia social da Vivo, João Bell, não parou de dar entrevistas e participar de eventos de mídias sociais. Um desses eventos foi durante o curso “Redes Sociais e Inovação” realizado por Gil Giardelli, na ESPM, em São Paulo, de 25 a 30 de julho.

Com muita simplicidade e genialidade, ele compartilhou toda a estratégia de comunicação da campanha e sua apresentação foi uma verdadeira aula de marketing digital. Falou sobre tudo, desde o planejamento até os resultados. O único segredo foi o valor gasto para a produção do vídeo. “O valor não vem ao caso, o que importa é que uma mídia gratuita, que foi o Youtube, impactou milhares de pessoas e não pagamos nada para estar lá”, disse Bell.

Um dos segredos do sucesso da campanha foi a integração da comunicação de todas as mídias. “Não existe filme sozinho numa campanha. Dentro de nossa estratégia de comunicação, cada peça cumpre o seu papel e todas as peças ajudam a compor a mensagem que a gente quer passar”.

Para exemplificar, Bell conta que, em todo o vídeo, os produtos da Vivo foram encaixados de uma maneira simpática, delicada, sem ser interruptível. Para vender a marca, a mídia escolhida foi o Facebook, onde a Vivo criou a  página Eduardo e Mônica ,dentro da Fan Page da Vivo.  “Se eu fosse colocar preço no filme, não ia rolar o impacto que deu”.

Até mesmo perfis falsos de Eduardo e Mônica foram criados na Fan Page. Bell conta que em uma semana, o número de amigos do casal atingiu o limite máximo 4.984 friends! Os resulatados de toda a campanha não poderiam ser melhores. Mais de 7 milhões de views no You Tube em uma semana, Trend Topics no Twitter Brasil, durante 3 dias, e no Twitter Mundial, 2 dias, e mais de 1,4 milhão de pessoas compartilharam o vídeo no Facebook.

Saiba mais sobre os resultados nos links abaixo:

Confira o resultado viral no Facebook da Vivo

Assista ao making off