Vencedores do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Foto: Divulgação/Educadores Inovadores

Enquanto nos Estados Unidos, no estado de Missouri, foi aprovada uma lei que proíbe que professores e alunos sejam amigos em redes sociais e sites que permitem comunicação pessoal privada, como Twitter e Facebook, no Brasil professores inovadores são premiados por utilizar com genialidade as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), incluindo as redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem.

No último dia 3, a professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, localizada no oeste do Paraná, foi  eleita a Educadora Inovadora do Ano, do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011. Ela concorreu com outros 1.400 projetos de professores que utilizam a tecnologia na sala de aula.

O projeto de Vera Beatriz, “Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” é resultado de cinco meses de trabalho com o objetivo de tornar as aulas de Língua Portuguesa mais atraentes para os alunos por meio da produção de um jornal impresso e online. O projeto possibilitou trabalhar com diversos gêneros textuais, com destaque para as mídias sociais. Nestes cinco meses, os alunos conheceram todas as etapas de produção de um jornal, incluindo no final a divulgação num blog.

A primeira edição do jornal foi distribuída para todos os alunos do Colégio e encartada no jornal local da cidade, O Presente  (com tiragem de 4 mil exemplares), para os assinantes. O projeto começou em 2010 e continua esse ano, envolvendo os alunos da 8.ª série. Um dos alunos que participou do projeto conquistou um blog no jornal, o Blog do Estudante.

*** Se você é educador e usa as redes sociais na sala de aula, escreva para o blog Tic Tag e compartilhe a sua experiência. Envie e mail para [email protected]

Saiba mais sobre a proibição das redes sociais, em Missouri (EUA)

Conheça os outros educadores inovadores que foram premiados