Imagem: www.midiassociais.net

Se alguém me perguntar qual empresa vem fazendo um bom trabalho nas redes sociais, um dos primeiros nomes que me vem à cabeça é a Starbucks. Aliás, este é um ótimo exercício para quem quer aprender de maneira autodidata como se fortalecer nas redes sociais: observar quem faz bem.

A Starbucks vem colecionando cases de boas práticas nas diversas mídias sociais como Facebook, Twitter, YouTube, e em ações de geo-localização, com destaque para a  promoção Frappuccino Happy Hour.

Para participar o consumidor deve mostrar lealdade à marca em redes sociais. Aliás, lealdade em tempos de tantas promoções e produtos que existem, é uma meta arrojada ser fiel à uma marca. A promoção Frappuccino Happy Hour está nas diversas redes sociais da Starbucks, mas a que merece destaque é a da rede social Brightkite, pensada especialmente para o celular.

Para participar o usuário precisa fazer um check-in ou postar algo dentro de qualquer loja Starbucks, das 15h às 17h, horário do Frappuccino Happy Hour. Na sequência, ele ganha um desconto de 50% na compra de um Frappuccino e pode utilizar as várias funcionalidades e vantagens do aplicativo.

Ao fazer o check-in o próprio cliente acaba fazendo o marketing da empresa, em determinados locais ou momentos do dia em que outras mídias não conseguem alcançar.

Um dos segredos da Starbucks é que ela vê a mídia social como parte da empresa, em que vários departamentos colaboram on-line e off-line para desenvolver e implementar os planos de marketing da marca. Fazendo um parênteses aqui: (plano de marketing para mídias sociais com certeza a Starbucks faz, etapa que muitas empresas pulam, achando que não precisa).

Saiba mais:
A Starbucks recentemente participou de uma conferência em San Diego, onde a sua equipe de mídia social apresentou os 10 preceitos que orientam os esforços nas mídias sociais.
Confira! Publicação no post do Escave as mídias sociais!
Como a Starbucks construiu um engajamento significativo com seus clientes nas mídias sociais