Ficar sem acesso à Internet pode ser uma tortura para muitos viciados em tecnologia. A empresa de pesquisa de consumo Intersperience  revelou que a abstinência digital leva à tristeza e à solidão. Este estudo revelou ainda que 53% dos mil entrevistados se sentem incomodados quando têm acesso à rede negado e 40% disseram que se sentem solitários e que são incapazes de ficar online.

Os sintomas de ficar sem acesso à web foi descrita por alguns entrevistados semelhante a desistir de beber ou fumar. Outra pesquisa semelhante revelou algo parecido. Esta, por sua vez, foi realizada apenas com jovens de 17 a 23 anos de dez países. A Pesquisa proibiu os estudantes de usar celular, acessar redes sociais e ver TV por um dia. O resultado da abstinência foi comparável aos de viciados em drogas.

Um em cada cinco dos estudantes disse ter tido crise de abstinência parecida com as de um viciado, enquanto 11% contaram que ficaram confusos ou se sentiram um fracassado.

Quase um em cada cinco deles, 19%, relataram angústia e 11% isolamento. Apenas 21% dos estudantes disseram ter sentido os benefícios de estar desconectados.