Tecnologia, muitas vezes, ajuda para uns e atrapalha para outros. Um caso típico desses e que foi destaque nos principais jornais baianos é a novidade de colocar chip no uniforme escolar. Isto vem acontecendo na rede municipal de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador). O uniforme, lançado no último dia 21 (quarta-feira), monitora o aluno desde quando ele chega na escola até a sua saída  e avisa os pais por mensagem de texto (SMS) o horário exato dessa movimentação.

Todo o controle é feito por radiofrequência chamada RFID, a mesma tecnologia adotada por algumas empresas. A ideia surgiu não apenas para diminuir a evasão escolar, mas também por uma questão de segurança. Serão 20 mil alunos, entre 6 e 14 anos monitorados via camisa escolar, neste primeiro momento. Até agosto de 2013, a Secretaria de Educação estima que todos os 42.725 estudantes da rede sejam contemplados com a iniciativa.

No geral, a iniciativa foi bem aceita por todos: pais, direção da escola e alunos. Mas, é claro, que aquele aluno que costumava cabular a aula, terá mais dificuldades para pular os muros da escola, até porque o dispositivo fica instalado ou na parte do emblema costurado na camisa da instituição de ensino ou sobre uma frase de Paulo Freire inserida em uma das mangas, o que impossibilita o dano ou a retirada.

Agora, lá em Vitória da Conquista, os alunos que costumavam escapar das aulas, terão que pensar melhor antes de fazer isso, mas nada garante também que estando na sala de aula ele estará 100% lá dentro.