Fazer um site ou um blog? Esta pergunta muita gente faz sempre com a dúvida de não saber qual é o mais ideal para o seu tipo de negócio. Para muitas situações o blog  continua sendo uma poderosa ferramenta para a troca de mensagens e informações, principalmente se envolve a comunicação entre parceiros comerciais e de negócios – o business-to-business. Dados do B2B Content Marketing: 2012 Benchmarks, Budgets e Trends mostram que 65% destas empresas, de diversas regiões do mundo, usam o blog para fins de marketing de conteúdo, crescimento de 27% em relação a 2010.

O Grupo Hestia é um exemplo de companhia paranaense que está investindo no blog como meio de comunicação. O blog mais recente criado pelo Grupo é o Chama Online (www.chamaonline.com.br), que compila todas as notícias do informativo bimensal da Hestia Construções e Empreendimentos, traz notícias sobre a empresa e o mercado e inclui um vasto acervo de edições anteriores.

De acordo com a gerente de marketing do Grupo Hestia, Fernanda Krieger Bacelar, a opção de criar diferentes blogs, em vez de agregá-los em categorias numa única plataforma, se deve às especificidades de cada nicho de negócio. “Cada blog possui um conteúdo particular e todos geram relevância para a marca. Conteúdos de qualidade e com atualização periódica são levados em consideração pelo público e podem fazer diferença no posicionamento da empresa e nos buscadores de Internet”, argumenta.