No meio escolar, muitos alunos são proibidos e alertados para não realizarem trabalhos com base na Wikipédia. Afinal, a pergunta que não quer calar permanece: como é possível que uma enciclopédia escrita e editada por leigos voluntários funcione? Para os estudiosos, não dá para confiar 100% em nenhuma fonte de pesquisa. Em 2005, a revista Nature fez uma comparação entre 42 artigos da enciclopédia virtual e da tradicionalíssima Britannica. Identificou 162 erros na Wikipédia e 123 na Britannica.

Para uma melhor qualidade do seu conteúdo, a Wikipédia está fazendo uma chamada pública aos professores universitários para que eles ajudem a melhorar os verbetes em língua portuguesa. A ideia é que os docentes, juntamente com os alunos, pesquisem, aprimorem e até criem novos temas e assuntos para incrementar a enciclopédia que é de uso público.

A iniciativa faz parte do projeto Wikipédia na Universidade, que está aproximando a enciclopédia de universidades pelo mundo. Professores das áreas de física, história, políticas públicas e ciências sociais estão desenvolvendo atividades para melhorar verbetes ligados a disciplinas como política cultural, antiguidade clássica ou até mesmo eletromagnetismo. Para participar, os professores brasileiros precisam enviar, até 22 de julho, planos de aula que contemplem atividades com os alunos para elaboração dessas melhorias.

Adaptado de: Portal Porvir 05/07/2012 e http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_545649.shtml