Retomo hoje o meu blog aqui no Bem Paraná, que no período de 03.08.2011 a 21.11.2013 foram publicados 127 posts falando de tecnologia, inovação e educação. Nesta retomada, estava com muita curiosidade de reler um texto do blog, que escrevi em dezembro de 2011, quando entrevistei um senhor do Recanto Tarumã, que pedia de Natal um pen drive. Por curiosidade a entrevista foi no dia de hoje 15 de dezembro, e por isso resolvi não esperar o ano começar e retomar hoje o blog  Tic Tag.

brisa-teixeira-post-seu-jura

A entrevista foi com o Sr. Jurandyr Mendes Monçores, na época com 75 anos. Seu Jura, como carinhosamente é chamado, é analista de sistemas aposentado, tem condições de manter uma casa sozinho financeiramente, mas explica o motivo de optar em viver no Recanto: “Morar sozinho tendo um computador, uma pequena geladeira, um forno microondas, fogão e setenta e alguns anos de idade torna-se absurdamente perigoso nos momentos de violência em que vivemos. (…) Morar sozinho e não ter chances de contar as mesmas velhas piadas a pessoas diferentes, podem crer… adoece”.

O mais curioso de reler este texto, além da coincidência de que fiz a entrevista no dia de hoje, 15 de dezembro, é que ele continua morando no Recanto Tarumã; dia 25 de novembro ele fez 81 anos e ainda mantém atualizado o blog http://seujura.wordpress.com/, em que conta o dia a dia do Recanto Tarumã.

Republico abaixo a matéria e comunico que o blog Tic Tag está de volta, trazendo posts na área de educação, acessibilidade e tecnologia. Vou adorar receber sugestões de pautas desses assuntos e comentários das matérias aqui comentadas.

***

Vovô do Recanto Tarumã pede um pen drive de Natal  – dez/2011

Na tarde do dia 15 de dezembro, fui cobrir a ação social do Grupo Expoente, no Recanto Tarumã, instituição que abriga 103 vovôs, a maioria ex-moradores de rua. Neste dia, fomos entregar os presentes que eles mesmos pediram na árvore de Natal do Business Tower, prédio comercial em que fica a nossa administração. Entre os inúmeros pedidos de radinhos de pilha, relógios de pulso, entre outros, um dos vovôs queria ganhar um pen drive. No mínimo, um pedido curioso, levando em conta o perfil dos idosos que moram no Recanto Tarumã.

Fui conhecer o autor deste pedido e me surpreendi com a sua paixão pela tecnologia e pela maneira de encarar o processo de envelhecer. Jurandyr Mendes Monçores, 75 anos, pediu um pen drive porque ele precisava de mais espaço para gravar os vídeos que ele filma, nos seus momentos de lazer, no Recanto. No seu quarto, uma tela de 32 polegadas surpreende e é ali que ele passa a maior parte do seu tempo editando vídeos, postando mensagens nas redes sociais, escrevendo no seu blog e conversando pelo MSN e Skype com seus familiares, entre eles um filho que mora no Texas.

Jurandyr é analista de sistemas aposentado. Trabalhou em grandes empresas, numa época em que a tecnologia era um processo bem mais difícil de ser manejado e “tudo sem auxilio da bendita Internet”, como disse Jurandyr em um de seus posts no blog. “Quando embarquei para Curitiba, há 25 anos, e coloquei minha genialidade a serviço de clientes daqui do Sul do país. Caramba!  “O bicho pegava”… Pouca gente cria que os PCs, aqueles pequenos e estranhos engenhos poderiam substituir a contento suas tradicionalíssimas  calculadoras, maquinas de lançamentos contábeis, de  datilografia, telex e é claro, o telefone. (…) A medida que eu fui conseguindo, ainda assim, resolver problemas… tornei-me insuportável, “me achando” e parti para o “sai da frente que eu quero passar”. Nada e ninguém poderia ser mais importante para mim. Eu era “o cara””.

Outro fato curioso é a opção de Jurandyr em morar no Recanto. Em seu bog, ele explica: “Morar sozinho tendo um computador, uma pequena geladeira, um forno micro ondas, fogão e setenta e alguns anos de idade torna-se absurdamente perigoso nos momentos de violência em que vivemos. (…) Morar sozinho e não ter chances de contar as mesmas velhas piadas a pessoas diferentes, podem crer… adoece”.

Em outro momento ele conta como é viver no Recanto:

“O Lar dos Idosos é dez. Moram aqui alguns velhotes meio chatos e destrambelhados,como eu próprio; alguns outros dementados; alguns mais pretensiosos achando-se a última bolacha do pacote; tem quem reclame o tempo todo, praticando a velhice doentia e tem o João Paulino, tetraplégico, totalmente dependente dos cuidados e atenções de outrem, para TODAS as necessidades  básicas”.

“Se não for traído pela minha capacidade de contabilizar dias a partir de datas estabelecidas, vou garantir que fazem hoje 87 dias que não publico, absolutamente nada, neste meu blog. Será que têm me faltado tempo? A inspiração decidiu me abandonar? Vem existindo carência de fatos e acontecimentos notáveis, dignos de menção por parte de um idoso indolente? Não, não e não. Tempo não falta a um cidadão 100% assistido pela estrutura e pessoas de uma instituição modelo como esta onde moro sem precisar incansavelmente “correr atrás” de minhas necessidades básicas e vitais”.

Quer saber mais sobre o Jarandyr?

Leia o seu blog http://seujura.wordpress.com/ ou compre pela internet o seu livrio  “Crônicas de um Idoso” , uma coletânea de todas  as crônicas do blog de Jurandyr, entre 2008 e 2010, na íntegra e sem qualquer edição http://br.blurb.com/books/2006127

******

Desejo aos leitores do meu blog um Feliz Natal inspirado na figura desse vovô simpático, que nos ensina que o processo de envelhecer pode ser menos dolorido e um tanto quanto divertido.