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A semana passada foi de muita integração, mas também de muita tensão com o início do ano letivo. Nas ruas aumentou o trânsito e dentro da escola foi aquele clima festivo que as escolas promovem para receber os alunos. Muitos deles saudosos para encontrar os amigos de turma e os professores.

Mas nem tudo é só alegria nesse período. Crianças que estão indo para a escola pela primeira vez ou que mudaram de escola, ou até mesmo apenas trocaram o turno, precisam passar por um momento de adaptação, em que nem sempre eles mesmos, os pais e as escolas estão preparados.

Na Rede Adventista de Educação, a coordenadora pedagógica Fabiana Retamero conta que foi necessária uma semana inteira de adaptação chamada de Semana da Amizade com várias atividades voltadas a integração entre aluno/escola, aluno/aluno e aluno/professor.

Na Unidade do Boa Vista, como parte dessas atividades, foi criado o Correio da Amizade. Os alunos foram convidados a enviar cartas e bilhetes para seus amigos do colégio. Os bilhetes foram colocados em uma espécie de caixa postal, e depois esses bilhetes foram entregues aos destinatários pelos monitores do colégio.

Pais também precisam trabalhar o emocional

A psicopegoga Rocimar Santos Oliani, que já realizou diversas integrações quando era diretora nas escolas e atende hoje pais e alunos em seu consultório, diz que é preciso trabalhar o emocional dos pais também. Para ela, a entrada da criança na escola deve ser administrada, pela família, como sendo um momento natural para o crescimento da criança. Rocimar destaca a importância do diálogo entre pais e filhos no sentido de estimular a entrada da criança na escola.

Confira algumas dicas da psicopedagoga Rocimar para pais e a comunidade escolar nesse momento de integração:

***Os pais devem reforçar para o filho o quanto será importante para ele  ter amiguinhos, aprender músicas, novas brincadeiras etc.

*** Importante, na volta da escola, a família demonstrar interesse, sempre em ritmo de muita alegria, em tudo o que a criança quiser contar: o que fez, o que brincou, o que comeu, que musica aprendeu etc.

*** No fim de semana, para não fragilizar a adaptação, importante os pais reforçarem a volta às aulas, na segunda-feira, sempre com muita alegria e descontração

*** No momento da criança chegar à escola,  ela deve entrar andando, de mãos dadas com a mãe ou o pai, pois assim, facilitará ao educador a recepção preparada para receber a criança;

*** Não é saudável o educador retirar a criança dos braços dos pais, pois assim correrá o risco de ser um processo doloroso para a criança.

*** A adaptação deve ser um processo gradativo, oportunizando a observação da criança ao novo contexto de mundo e, também, aos novos vínculos estabelecidos;

*** Importante respeitar as orientações de adaptação que cada escola prepara para a recepção.

#pratodosverem #pracegover A imagem deste post é uma foto colorida de dois alunos do Colégio Adventista de Guarapuava. Um menino à esquerda e uma menina ao seu lado de frente seguram um bilhete enviado no Correio da Amizade, atividade realizada pela escola, neste momento de integração. No bilhete está escrito a palavra AMIGO e abaixo um desenho com duas crianças segurando um coração.