unibrasil-nova-reitora

Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (8 de março), escolho esta notícia da professora Lilian Pereira Ferrari, que assume o maior desafio de sua carreira profissional: ocupar a posição de reitora da Unibrasil Centro Universitário. A bióloga e doutora em genética e biologia molecular dedicou sua vida à educação como professora e, no primeiro dia do mês de março, chegou a posição máxima dentro de uma IES.

Lilian faz parte dos apenas 7,7% das mulheres que ocupam funções de liderança nas organizações brasileiras segundo o último levantamento feito pela Deloitte na pesquisa “Women in the Boardroom” (Mulheres nas salas de reunião). O dado traz à tona uma realidade social que deve ser superada. “Somos multifacetadas e isso pode ser visto de muitas formas pelas organizações. Vejo que as diversas funções que exercemos ao longo da vida não colocam nossa carreira em segundo plano, mas nos fazem enxergar as situações com um olhar mais apurado e sensível”, explica a reitora do UniBrasil Centro Universitário.

Quando questionada sobre as mudanças ao longo dos 12 anos de carreira dentro da instituição, Lilian destaca a importância da gestão participativa. “Já estive dentro da sala de aula, passei pela coordenação até chegar à reitoria. Compreendo os anseios dos estudantes e a necessidade de um canal aberto, com diálogo e transparência. Este é um dos meus principais objetivos neste início”, antecipa.

Ambiente favorável para o desenvolvimento pessoal e profissional

Além da reitoria ter à frente uma mulher, dos 23 coordenadores de cursos, 16 são mulheres. A gestão de infraestrutura também é conduzida por uma profissional e diversos outros setores. “Encontramos entre as organizações, aquelas que incentivam a carreira profissional independente do gênero.  Nos últimos anos temos visto crescer o número de mulheres dentro das salas de aula e nos mais variados cursos. Espero que possamos ver isso também no mercado profissional. A oportunidade deve existir para quem tem a competência necessária”, finaliza a gestora.

Fonte: Informações da Assessoria de Imprensa da Unibrasil – Grupo Excom

Audiodescrição da Imagem #pratodosverem #pracegover – Foto col.orida da nova reitora da UniBrasil Centro Universitário, Professora Lilian Pereira Ferrari. Na foto ela está sentada em uma mesa de escritório, em frente ao computador e sorrindo.