Audi TT 1.8 TFSI: Sportler im kompakten Format

test drive – Andar de Audi TT é pura emoção.

10 agosto, 2015 às 06:21  |  por Nilton Saciotti

Com motor de 230  cv turbo, o alemãozinho chama a atenção por onde passa.

Emoção e automóvel andam juntos em mão única, nossa avaliação hoje é um dos esportivos mais emblemáticos da Audi, que podemos chamar de pura emoção. Essa é a terceira geração do Audi TT. Seu peso, design e motor 2.0 turbo de 230 cavalos da esse adjetivo ao alemãozinho. As duas configurações do Audi TT são equipadas com o motor de quatro cilindros de 2.0 litros turbo, movido a gasolina, esse propulsor gera 230 cv de potência e 37,7 kgfm de torque (disponíveis de maneira linear entre 1.600 e 4.300 rpm). O câmbio responsável por gerenciar essa força é o elogiado S Tronic de seis marchas e dupla embreagem, um primor quanto as trocas no momento exato. De acordo com a Audi, o TT acelera de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Audi TT Coup   Audi virtual cockpit    Verbrauchsangaben der genannten Modelle:     Audi TT / TTS:   Kraftstoffverbrauch kombiniert in l/100 km: 4,2 ? 7,1;   CO2-Emission kombiniert in g/km: 110 ? 164

O TT avaliado sai de fábrica com conjunto óptico bi-xenônio, sistema Audi Select (altera os parâmetros de condução do veículo), rodas de aro 19 e sistema de áudio da grife dinamarquesa Bang & Olufsen.

A cabine do TT combina soluções minimalistas de estilo, com poucos botões e linhas mais limpas, e acabamento impecável. Os bancos do tipo concha são revestidos em Alcantara (camurça sintética) e uma faixa lateral em couro. Mas o grande destaque do cupê é o painel de instrumentos totalmente digital, representado em uma tela de LCD de 12,3 polegadas com resolução de 1.440 x 540 pixels. O sistema mostra todos os instrumentos do carro, como conta-giros e velocímetro, além do computador de bordo, mapas do GPS e informações do sistema de entretenimento.

Em movimento, o TT é bastante ágil em arrancadas e instiga o motorista a pisar fundo para ouvir os pipocos emitidos pelo escape em trocas de marchas com o motor funcionando a rotações mais altas. A carroceria de construção bastante rígida e a suspensão de acerto firme, combinadas aos pneus de perfil baixo, contribuem para a ótima dinâmica do TT em curvas. Os freios do cupêzinho também merecem destaque, pois estancam o carro com uma eficiência impressionante (o que é ótimo quando se trata de um esportivo). Audi importa para o Brasil duas versões do TT a Attraction no valor R$ 209.990 e Ambition que custa R$ 229.990).

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