Deputado que agrediu manifestante para bajular Gleisi será candidato do PT à prefeitura de Curitiba

6 maio, 2016 às 06:00  |  por Fernando Tupan

 

Do Ucho Haddad

No próximo sábado (7), o PT de Curitiba realizará reunião para discutir as eleições de 2016 na capital paranaense. Durante o ato político será apresentada oficialmente a pré-candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri à administração municipal. O partido também definirá durante o encontro os pré-candidatos à Câmara Municipal.

Continuar lendo

Um ‘Fala Deputado’ com Ney Leprevost, a “cara de Curitiba”

5 maio, 2016 às 19:28  |  por Fernando Tupan

ney leprevost

Ney Leprevost

O sotaque carregado logo denuncia: Ney Leprevost (PSD) é um típico curitibano. E tem orgulho das raízes. Leprevost é o convidado da semana “Fala Deputado” levado ao ar pela Rádio Assembleia. No programa e sempre com bom humor, ele se lembrou uma crítica feita a Curitiba, dentro da operação Lava Jato.

Continuar lendo

Traiano e Beto Richa participam de Inaugurações e autorização de obras

5 maio, 2016 às 18:30  |  por Fernando Tupan

Traiano e Beto em Ivaiporã

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), participou, nesta quinta-feira (5), junto com o governador Beto Richa, de inaugurações e autorizações de obras em Pitanga, Manoel Ribas e Ivaiporã. A viagem começou por Manoel Ribas e Ivaiporã. Nessas cidades foram autorizadas licitações de obras de recape e pavimentação de vias urbanas. Os investimentos nos dois municípios somam R$ 6,64 milhões, com recursos financiados pelo governo estadual.

Continuar lendo

O ‘rei’ está nu

5 maio, 2016 às 17:32  |  por Fernando Tupan

Editorial do Estadão

Mais de dez anos depois de iniciadas as investigações sobre o escândalo do mensalão que levaram o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenar por corrupção a cúpula que então dirigia o PT, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, finalmente anunciou o que todos os brasileiros sempre souberam: Luiz Inácio Lula da Silva é o chefe da “organização criminosa” que desde o início de seu primeiro mandato na Presidência da República tomou de assalto a administração federal para perpetuar o PT no poder. Lula, garante Janot, é o chefão que “mantém o controle das decisões mais relevantes, inclusive no que concerne às articulações espúrias para influenciar o andamento da Operação Lava Jato, à sua nomeação ao primeiro escalão (como chefe da Casa Civil de Dilma), à articulação do PT com o PMDB”.

Continuar lendo

Mídia alternativa deve sofrer restrição comercial de vice

5 maio, 2016 às 16:29  |  por Fernando Tupan

Pessoas próximas de Michel Temer afirmam que haverá restrições de acordos comerciais com sites de opinião, ou os chamados blogs progressistas, em caso de um eventual governo Temer. Os aliados do vice alegam que a prioridade serão os veículos que produzem conteúdo. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Continuar lendo

Serraglio, o da vez

5 maio, 2016 às 15:31  |  por Fernando Tupan

A designação do paranaense Osmar Serraglio para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, tida como vitória de Eduardo Cunha em seu empenho em driblar o processo ético, é mais um desafio na carreira ascensional do deputado de Umuarama. Aos que afinal levantaram suspeitas sobre o seu comportamento, fez declarações enfáticas que não poria em risco a sua biografia, como se insinua.

Continuar lendo

Polícia Federal deflagra a 5ª fase da Operação Acrônimo

5 maio, 2016 às 14:30  |  por Fernando Tupan

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5/5), a 5ª fase da Operação Acrônimo, que investiga o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), por suspeita de corrupção. A ordem do ministro relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, é para que os delegados e agentes cumpram três mandados judicias. Dentre eles, são dois mandados de busca e apreensão de documentos e mídias nos endereços dos investigados e um de requisição. As infomarmações são do Correio Braziliense.

Continuar lendo

Presidente da Andrade Gutierrez diz que PT pediu propina retroativa a 2003

5 maio, 2016 às 13:28  |  por Fernando Tupan

O ex-presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, disse em delação premiada que o PT exigiu que a construtora pagasse propinas de forma retroativa ao início do mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, em 2008, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari pediram “de forma bastante clara”, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que uma taxa de 1% de todas as obras do governo fossem repassadas à legenda. Os pagamentos deveriam ser retroativos a 2003, no início da gestão Lula e daquele ano em diante. Azevedo diz que a conversa foi testemunhada pelo executivo Flávio Machado. As informações são do jornal O Estado de Minas.

Continuar lendo

Veneri tem dois pesos e duas medidas quando é petista, diz Stephanes

5 maio, 2016 às 12:49  |  por Fernando Tupan

veneri-stephanes-2

Tadeu Veneri e Stephanes Junior

O deputado Stephanes Jr (PSB) fez uma dura crítica ao colega Tadeu Veneri (PT). Em discurso nesta quarta-feira (04), Stephanes relembrou o caso envolvendo o petista Edson Rimonatto, que num momento de fúria, atacou um casal de militantes do Movimento Brasil Livre (MBL), os agredindo com uma chave de roda do veículo.

Continuar lendo

Pier é apontado como líder da extrema-direita por Bernardi

5 maio, 2016 às 11:47  |  por Fernando Tupan

Pier Petruzziello

O vereador Pier Petruzziello (PTB) foi apontado pelo vereador Jorge Bernardi (Rede) como líder da bancada da extrema-direita na Câmara Municipal de Curitiba. Pier levou como brincadeira a posição e se divertiu com a sugestão do ex-vereador do PDT. Pier afirmou exercer a liderança aos risos.

Curitiba pode ter um número recorde de candidatos a vereador

5 maio, 2016 às 11:03  |  por Fernando Tupan

Jorge Bernardi

Jorge Bernardi

A previsão dos partidos políticos é de que a eleição de 2016 terá um número recorde de candidatos a uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba. Um levantamento preliminar do blog, levando em consideração os partidos que lançarão chapas puras, a capital paranaense poderá ter mais de 1.200 candidatos. Ao contrário dos pleitos anteriores, a maioria das legendas não pretende fazer alianças na proporcional, o que indica que a casa legislativa poderá alcançar um número alto de renovação. podendo até mesmo chegar aos 50%. Dos 38 atuais parlamentares, aproximadamente 10 podem não sair ou disputar cargos majoritários. Cinco nomes estão articulando disputar a prefeitura ou vice: Professor Galdino (PSDB), Paulo Rink (PR), Aílton Araújo (PSC), Tiago Gevert (PSC) e Jorge Bernardi (Rede). (foto: Chico Camargo)

Coeficiente eleitoral deve ultrapassar 30 mil em Curitiba

5 maio, 2016 às 10:00  |  por Fernando Tupan

Câmara Municipal de Curitiba

A disputa para uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba será acirrada em 2016. Se a eleição for perfeita, sem nenhum eleitor faltoso ou sem votos nulos, o coeficiente eleitoral para conquistar uma das 38 vagas será de aproximadamente 34 mil votos. O índice histórico de votos válidos é de 90% do total. Se for levado em conta o percentual médio das últimas duas disputas, a estimativa para cada partido ficar com uma vaga deve ser de 30,5 mil. A capital paranaense tem hoje 1,285 milhão de eleitores, segundo dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

APP quer pagar estragos da invasão de 2015

5 maio, 2016 às 09:30  |  por Fernando Tupan

Ademar Traiano

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), foi procurado no final da tarde de quarta-feira (4), pelo presidente da APP Sindicato, Hermes Silva Leão, e diretores da entidade, acompanhados pelo deputado Professor Lemos (PT), para tratar do pagamento por estragos produzidos na Assembleia durante a invasão da Casa em 2015.

Continuar lendo

Jorge Villalobos pode disputar Prefeitura de Maringá pelo PT

5 maio, 2016 às 09:02  |  por Fernando Tupan

Do Angelo Rigon

O ambientalista Jorge Villalobos poderá ser o candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores nas eleições deste ano em Maringá.Seu nome é o mais cotado para substituir o do vereador Humberto Henrique, que há alguns dias anunciou sua desistência. Jorge Villalobos é professor da Universidade Estadual de Maringá e reconhecido pelo trabalho em defesa do meio ambiente, tendo atuação também no processo que discute há anos a destinação dos resíduos sólidos.

Continuar lendo

Ministro do STF afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara

5 maio, 2016 às 08:12  |  por Fernando Tupan

O ministro Teori Zavascki e relator da Lava-Jato, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na manhã desta quinta-feira pedindo afastamento do presidento e da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ) do mandadto de deputado federal. Zavascki justificou o pedindo alegando 11 situações em que o peemedebista usou o cargo para obstruir as investigações da Operação Lava-Jato.  Cunha já foi notificado da decisão do Supremo. O vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP/MA), assume o cargo de presidente interino até o STF decidir em definitivo a questão. Se confirmado o afastamento, haverá nova eleição para escolher quem irá presidir a Câmara. As informações são do jornal O Estado de Minas.

Continuar lendo