Confusão entre efetivos e comissionados na Câmara de Curitiba

21 outubro, 2014 às 13:38  |  por Fernando Tupan

O 1º dia de ponto biométrico foi de confusão na Câmara Municipal de Curitiba. Um assessor do presidente Paulo Salamuni (PV) chegou para trabalhar por volta das 9h e achou que estava sendo fotografado por servidores efetivos na escadaria que leva ao Palácio 29 de Março. Não pensou duas vezes e foi tomar satisfação. A turma do chega disso evitou que qualquer problema acontecesse. Mas, para esclarecimento, o funcionário estava apenas com o celular na mão e não teria tirado nenhum foto do atrasadinho.

Começa a ponto biométrica na Câmara de Curitiba

21 outubro, 2014 às 13:31  |  por Fernando Tupan

Depois de diversos adiamentos a Câmara Municipal de Curitiba começou a exigir a ponto biométrica dos servidores efetivos. A 1ª surpresa de quem chegou aos estacionamentos do Anexo 3 e da Praça Eufrásio Corrêa era o número de veículos estacionados às 8h10. Geralmente somente por volta das 9h os locais ficavam lotados. Outro fato que chamou a atenção foram os carros de luxos no pátio. A média era superior aos outros dias.

Aparentemente sóbrio, Lula fala mal da imprensa e cita jornalistas

21 outubro, 2014 às 11:38  |  por Fernando Tupan

Dilma Rousseff e Lula

Dilma Rousseff e Lula

Do Ricardo Noblat

Lula foi além, ontem à noite, do limite da irresponsabilidade.

Em comício ao lado de Dilma em Itaquera, distrito da Zona Leste da capital paulista, ele falou mal da imprensa – até aí nada demais. É direito dele. E nada tem de original.

Mas a certa altura do seu discurso, ele citou os nomes dos jornalistas Miriam Leitão, do jornal O Globo, e de William Bonner, apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão.

- Daqui para frente é a Miriam Leitão falando mal da Dilma na televisão, e a gente falando bem dela (Dilma) na periferia. É o (William) Bonner falando mal dela no “Jornal Nacional”, e a gente falando bem dela em casa. Agora somos nós contra eles – ameaçou Lula.

Continuar lendo

Dilma já sabia da denúncia contra Gleisi?

21 outubro, 2014 às 10:02  |  por Fernando Tupan

Rogério Galindo, Caixa Zero, Gazeta do Povo

Na sexta passada, quando a senadora Gleisi Hoffmann (PT) deixou de subir no carro e no palanque ao lado de Dilma Rousseff (PT) na campanha em Curitiba, todos estranharam. Onde estava a ex-ministra da Casa Civil, a principal aliada de Dilma no Paraná?

Especulou-se que ela poderia não ter desejado ficar ao lado de Osmar Dias (PDT), já que os dois estão numa pequena crise particular por o ex-senador não ter feito campanha para ela. A explicação oficial foi de que Gleisi estava articulando um encontro de Dilma com Christiane Yared (PTN). Mas justo na hora do comício?

Continuar lendo

Leprevost é o quinto candidato à prefeitura de Curitiba

21 outubro, 2014 às 09:57  |  por Fernando Tupan

Ney Leprevost

Ney Leprevost

Nem bem a eleição terminou em Curitiba e os deputados com mandato já estão se articulando para concorrerem à prefeitura em 2016. Ney Leprevost (PSD) é o quinto nome da lista dos possíveis postulantes ao Palácio 29 de Março. Até o momento já aparecem como candidatos: Fernando Francischini (SSD), Leandre Del Ponte (PV) e Luciano Ducci (PSB). O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) é o 5º e o principal concorrente. Nas próximas semanas outros nomes deverão aparecer e até mesmo o PSDB poderá oferecer um. Mas certamente não será Fernanda Richa, mulher do governador Beto Richa. Ela está impedida legalmente de concorrer enquanto Richa se mantiver no principal cargo do Palácio Iguaçu. Fernanda poderá concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em2018 se o tucano resolver disputar o Senado Federal, que seria um caminho natural.

Petistas usam foto fraudada de Neymar em campanha. É o vale-tudo!

21 outubro, 2014 às 08:57  |  por Fernando Tupan

No dia 24 de agosto, Neymar publicou uma foto nas redes sociais com uma mensagem em que dava os parabéns a seu filho, Luca, comemorando seu aniversário. Pois é… Partidários da petista Dilma Rousseff fraudaram a imagem. Em lugar na homenagem ao filho, aparece uma falsa declaração de voto a Dilma. Vejam.

Neymar

A 9ine, a empresa que cuida da imagem de Neymar no Brasil, divulgou uma nota oficial a respeito. Leiam.

“A 9ine vem por meio deste comunicado esclarecer a todos que nos últimos dias tem circulado, em diversas redes sociais, uma imagem do jogador de futebol Neymar indevidamente alterada. A verdade é que o atleta postou uma foto sua segurando um cartaz com mensagem de parabéns ao filho, por quem ainda declara o seu amor. O que aconteceu é que a frase foi maldosamente alterada em beneficío de um partido político. A 9ine, como parceira da NR Sports, que é a empresa responsável pelo gerenciamento de imagem de Neymar, esclarece, a pedido de seu atleta, que Neymar não divulga o voto e que qualquer imagem partidária envolvendo opção de voto do jogador é falsa.”

Neymar 2

Terceiro boletim do DataNunes desmente o Datafolha, prova que ‘empate técnico’ quer dizer ‘em cima do muro’ e constata que Aécio continua 10 pontos acima de Dilma

21 outubro, 2014 às 07:56  |  por Fernando Tupan

Do Augusto Nunes

Até recentemente, o Brasil esquecia a cada 15 anos o que havia acontecido nos 15 anos anteriores.O intervalo entre os surtos de amnésia foi dramaticamente reduzido. No caso das pesquisas eleitorais, por exemplo, o país agora esquece a cada 15 dias o que aconteceu faz 15 dias. O afundamento do Datafolha e do Ibope consumado em 5 de outubro mal completou duas semanas. Mas parece mais antigo que o naufrágio do Titanic, informa a credulidade de incontáveis nativos reapresentados a levantamentos estatísticos que prenunciam a reprise do desastre.

Continuar lendo

CPI da Máfia das Funerárias pode ser constituída

21 outubro, 2014 às 06:18  |  por Fernando Tupan

Toninho da Farmácia

Toninho da Farmácia

Uma nota do jornal Impacto denunciando a Máfia das Funerárias causou um tititi na sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Curitiba. A ponto do vereador Toninho da Farmácia (PP) falar que irá apresentar um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a notícia. O pepista foi citado como um dos participantes. Toninho disse desconhecer o grupo e que nunca fez parte. Nem recebeu em 2012 recursos financeiros para a campanha do segmento apontado. Jonny Stica (PT) disse que não havia fato concreto para a abertura de uma CPI. Mas a denúncia, segundo José Carlos Chicarelli (PSDC), já justificaria para apurar a verdade ou não.

Uma pesquisa por dia

20 outubro, 2014 às 16:54  |  por Fernando Tupan

Dilma Rousseff e Aécio Neves

Do Lauro Jardim

Será, como era de se esperar, uma semana cheia de novas pesquisas. Das que interessam, será divulgado um Datafolha presidencial hoje à noite. Uma pesquisa feita inteiramente hoje. Captará, assim, em seu resultado, parte das repercussões do debate de ontem.

Na quarta-feira, um novo Datafolha. Na quinta-feira, uma pesquisa Ibope e novamente outra do Datafolha. No sábado, os dois institutos divulgarão novos levantamentos.

‘NYT’: petrolão é desafio para ‘amarga’ campanha de Dilma

20 outubro, 2014 às 16:46  |  por Fernando Tupan

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delator de um esquema de corrupção na empresa, é tema central de uma reportagem de página inteira na edição desta segunda-feira do principal jornal dos Estados Unidos, o The New York Times. As denúncias do esquema de proporções “épicas” estão contribuindo para aumentar a incerteza na reta final da corrida presidencial, destaca o texto.

Continuar lendo

Dilma esconde Gleisi durante visita a Curitiba, com medo de chafurdar na lama do “Petrolão”

20 outubro, 2014 às 16:37  |  por Fernando Tupan

Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff

Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff

Do Ucho

No primeiro turno das eleições, quando disputava o governo do Paraná, a senadora petista tentou se descolar da presidente Dilma Rousseff e do PT. Tirou o vermelho da propaganda política e chegou a cancelar uma caminhada com a presidente na Rua XV de Novembro. No segundo turno, depois de um fiasco eleitoral histórico (3ª colocada com 14% dos votos) e de ter transformado o PT do Paraná em um partido nanico, Gleisi se converteu em uma espécie de alma penada da política paranaense, assombração da qual qualquer um quer distância.

Continuar lendo

Segundo round

20 outubro, 2014 às 16:29  |  por Fernando Tupan

Do blog do Zé Beto

Severino Araújo, presidente estadual do PSB disse, em entrevista ao jornal Folha de Londrina, que o partido tem candidato a prefeitura de Curitiba. É o deputado federal eleito Luciano Ducci que se prepara para enfrentar novamente Gustavo Fruet (PDT) em 2016, que o derrotou há dois anos. Na avaliação dos socialistas, o crescente desgaste do prefeito transforma a conjuntura em algo muito mais favorável.  A conferir.

Troca de comando

20 outubro, 2014 às 16:17  |  por Fernando Tupan

Do Bem Paraná

Se confirmada, a denúncia de que Gleisi Hoffmann teria recebido recursos desviados da Petrobras para sua campanha ao Senado na eleição de 2010, feita pelo ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa, pode acelerar mudanças no comando do PT paranaense. Até aqui, Gleisi e seu grupo – que inclui seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo – tinha amplo domínio sobre a cúpula do partido no Estado. Mas o mau desempenho da ex-ministra na eleição para o governo, conjugado com as revelações do delator da Petrobras, deve colocar essa liderança em xeque, levando a uma troca de comando na sigla no Paraná.

Continuar lendo

O mistério do Lago

20 outubro, 2014 às 15:54  |  por Fernando Tupan

Do Anselmo Gois

A história corre que nem carro da fórmula 1 pelo Condomínio Quinta do Lago, em Itaipava. Dias antes de sua prisão, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa derrubou uma parede falsa de sua casa naquela região e retirou documentos.

PSB do Paraná indica restrição a fusão

20 outubro, 2014 às 15:36  |  por Fernando Tupan

Severino Araújo

Severino Araújo

Da Folha Web:

Debatida entre as duas legendas desde antes do período eleitoral, a fusão do PPS com o PSB pode encontrar resistência dentro da segunda legenda no Paraná. Enquanto as tratativas já estão em estado avançado em nível nacional, em terras paranaenses pode culminar em cisão, avisa o presidente estadual do PSB, Severino Araújo.

A união começou a ser alinhavada ainda antes de Eduardo Campos lançar sua candidatura à Presidência da República, mas a costura foi suspensa após a morte do presidenciável, em agosto. As conversas foram retomadas depois da derrota de Marina Silva no primeiro turno.

Continuar lendo