Operação Perfídia: MPF/DF pede prisão preventiva e apresenta ação penal contra Cláudia Chater e Edvaldo Pinto

29 abril, 2017 às 17:51  |  por Fernando Tupan
Pedidos foram enviadas à Justiça na quinta-feira (27). Investigações continuam em relação à abrangência de organização criminosa que seria liderada pela advogada

Do blog do Servidor

O Ministério Público Federal (MPF/DF) pediu à Justiça que converta em preventiva as prisões temporárias da advogada Cláudia Cháter e Edvaldo Pinto.  Os dois foram detidos na última quarta-feira (26) na Operação Perfídia, que apura a atuação de uma organização criminosa  na prática de crimes como falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.  Para o MPF, a manutenção das prisões é necessária para interromper a ação delituosa do grupo que, pelos indícios reunidos até o momento, apontam para o caráter transnacional da organização.  O pedido foi apresentado junto com uma ação penal contra Cláudia e Edvaldo. Neste caso, o MPF pede que eles respondam por falsificação de documentos públicos e particular.

Continuar lendo

A greve geral

29 abril, 2017 às 15:00  |  por Fernando Tupan

Do Luiz Carlos Azedo

Desde o Germinal, de Émile Zola, cuja história se desenrola durante a preparação e eclosão de uma greve de mineiros no norte da França, a greve é descrita como a forma de luta mais eficaz e radical dos trabalhadores. O autor chegou a viver alguns meses entre os mineiros para reproduzir as condições de trabalho e vida deles, os primórdios da organização política e sindical e as divisões entre marxistas e anarquistas, que já existiam quando o livro foi lançado, em 1888. Germinal é o nome do primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa. Clássico do naturalismo, Zola associa as sementes das novas plantas à possibilidade de transformação social: os brotos das mudanças sempre voltarão a germinar. A história se passa na segunda metade do século XIX e virou leitura quase obrigatória de sindicalistas e militantes de esquerda no século passado.

Continuar lendo

Após passar pelo Senado, PEC do foro privilegiado pode encalhar na Câmara

29 abril, 2017 às 12:00  |  por Fernando Tupan

No prazo máximo de mais duas semanas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2013, que extingue a prerrogativa de função para mais de 35 mil autoridades no Brasil, será aprovada pelo plenário do Senado em segundo turno. A iniciativa tomada por senadores nesta semana trouxe ânimo a grande parte da sociedade, mas, segundo especialistas, a expectativa é de que a proposta ainda passe um bom tempo nas gavetas da Câmara dos Deputados. As informações são do Correio Braziliense.

Continuar lendo

Nova lei permite que crianças sejam registradas na cidade onde pais residem

29 abril, 2017 às 10:36  |  por Fernando Tupan

A partir desta quinta (27), pais já podem escolher registrar seus filhos no local de sua residência ou no local de nascimento da criança. A Medida Provisória 776/2017, publicada no Diário Oficial da União altera a lei de registros civis públicos, que até então obrigava que os registros fossem feitos na mesma cidade onde aconteciam os nascimentos. As informações são do G1

Continuar lendo

E o Lula, hein?

29 abril, 2017 às 09:01  |  por Fernando Tupan

Da Denise Ruthenburg

Políticos e juristas têm feito as contas e consideram que Lula pode até escapar de punição no episódio do apartamento no Guarujá e no sítio. Mas não tem como explicar todos os recursos que recebeu das empreiteiras nem tampouco os dos filhos. Agora, é uma questão de saber qual dos processos que levará o ex-presidente à prisão, avaliam juristas.

Bancos desafiam autoridade do BC

29 abril, 2017 às 06:00  |  por Fernando Tupan

Do blog do Vicente

Os bancos continuam desafiando o governo, inclusive os estatais. Mesmo diante de todos os apelos do Banco Central e das mudanças promovidas no cartão de crédito, as instituições continuam aumentando os juros cobrados dos consumidores. Dados do BC apontam que, a despeito de o Comitê de Política Monetária (Copom) ter cortado mais um ponto da taxa básica da economia (Selic), os juros do cartão subiram para 490,3% ao ano em março e os do cheque especial, para 328%.

Manifestação em Maringá

28 abril, 2017 às 22:15  |  por Fernando Tupan

manifestação no Paraná9

Do Angelo Rigon

A manifestação contra a reforma da previdência e trabalhista, defronte a agência do INSS, na avenida XV de Novembro. Em Maringá a paralisação tem o apoio da Igreja Católica

Em Londrina paralisação foi pacífica

28 abril, 2017 às 21:44  |  por Fernando Tupan

GREVE GERAL NO Paraná 7

Do Cláudio Osti

Há divergências sobre o número de manifestantes que participou hoje da greve geral em Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização calcula que foram em torno de três mil pessoas. Os organizadores dizem que foram umas cinco mil pessoas. Há os mais entusiasmados com a inflação que chutam até 20 mil pessoas. Independentemente dos números, quem quis fazer greve fez e não se tem notícias de confusão, o que é importante. (Foto: Fábio Silveira)

40 milhões de pessoas cruzam os braços em todo país

28 abril, 2017 às 20:33  |  por Fernando Tupan

D9 blog do Servidor

Brasil amanhece parado contra as propostas de reformas da Previdência e trabalhista, informou a Força Sindical

CLIQUE AQUI E CONFIRA O BALANÇO DOS PROTESTOS

As primeiras manifestações, nesta manhã, do Dia Nacional de Paralisações, Atos e Greves, foram muito bem-sucedidas. Milhares de cidades, de todas as regiões do país, ficaram totalmente paradas, registrando o maior movimento grevista dos últimos anos. No total, cerca de 40 milhões de trabalhadores atenderam ao chamado das centrais sindicais e decidiram não sair de suas casas e cruzar seus braços por todo o país. Fábricas e lojas fecharam suas portas, e as máquinas permaneceram paradas. O transporte também atendeu ao chamado e, numa demonstração de organização e luta democrática, metrôs, ônibus e trens não saíram de suas garagens.

Continuar lendo

Com a chegada do frio, Palmas registra primeira geada de 2017

28 abril, 2017 às 19:29  |  por Fernando Tupan

PALMAS GEADA

O frio intenso anunciado chegou e com ele a primeira geada de 2017 em Palmas, no sudoeste do Paraná. Na manhã desta sexta-feira (28), a paisagem ganhou tons de branco com uma camada de gelo recobrindo as superfícies expostas, veículos, telhados, solo e a vegetação. As temperaturas mínimas na cidade, de acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atingiram -6.6 (seis graus negativos) na relva, onde fica concentrado o gelo e -0.6 graus negativos no ambiente.

Continuar lendo

Reforma trabalhista moderniza a lei e facilita criar empregos, mas deixa lacuna

28 abril, 2017 às 18:26  |  por Fernando Tupan

Luiz Lima, da revista Época, analisa a Reforma Trabalhista. Diz ele que o projeto de lei aprovado na Câmara amplia a autonomia de empresas e empregadores. A falta de uma reforma sindical, no entanto, ameaça a representatividade. Segundo o jornalista, O Brasil é líder no número de processos trabalhistas do mundo. Em 2016, foram mais de 3 milhões de novas ações. A judicialização reflete uma legislação rígida e uma tradição que incentiva o empregado a tentar a sorte contra o empregador na Justiça. O país também é conhecido pelo farto número de sindicatos.

Continuar lendo

João Arruda quer comissão binacional para abrir caixa preta da Itaipu

28 abril, 2017 às 17:32  |  por Fernando Tupan

O deputado João Arruda (PMDB) pretende propor uma comissão parlamentar, entre deputados brasileiros e paraguaios, para abrir o que chama de “caixa preta” da Itaipu Binacional. A intenção de Arruda é de fazer uma fiscalização conjunta sobre a empresa binacional, especialmente sobre os custos de salários e verbas para comunicação.

O câncer e a vida

28 abril, 2017 às 16:25  |  por Fernando Tupan

Ademar Traiano*

Perdi minha mulher para o câncer há 28 anos, quando ela tinha apenas 36 anos. Além do sofrimento da perda, precisei conciliar a atividade política com a criação de três filhos pequenos. Fui auxiliado por pessoas maravilhosas e tenho uma família feliz. Me tornei um ativista na prevenção e no tratamento dessa doença. Naquele tempo os recursos da medicina para combater o câncer eram muito mais limitados. Hoje, todos os tipos de câncer são curáveis se descobertos a tempo, e mesmo os que são identificados em estágio avançado, respondem a medicações modernas que, se não trazem a cura, podem resultar em uma sobrevida de anos, o que é uma diferença fundamental para as doentes e suas famílias.

Continuar lendo

Ezequias Barros nega que “hoje” deixará o PRP

28 abril, 2017 às 15:30  |  por Fernando Tupan

Ezequias Barros

O vereador curitibano Ezequias Barros (PRP) negou ontem que irá deixar o PRP, partido pelo qual se elegeu no ano passado. Barros, que não tem nenhum parantesco com o ministro Ricardo Barros (PP), disse que “hoje” não tem intenção nenhuma em deixar o partido. Ele justifica que irá assumir a presidência da Executiva Municipal e que reorganizará o partido. Hoje, o PRP é um partido nanico na capital paranaense e anteriormente, na legislatura 2008 – 2012, elegeu Caíque Ferrante para uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal.