Apagões e reajustes na luz rondam 2015

30 setembro, 2014 às 17:50  |  por Fernando Tupan

O risco de racionamento, hoje em 12%, pode quase triplicar caso as chuvas no chamado período úmido voltem a decepcionar. E esse é só um dos desafios que o setor elétrico enfrentará em 2015. Ao contrário do que afirmou o ministro Guido Mantega, em entrevista ao Correio, o impacto do desarranjo energético nas contas de luz será expressivo. Para especialistas reunidos ontem no 2º Encontro Nacional de Consumidores Livres, em Brasília, o quadro segue preocupante no ano que vem, com problemas de abastecimento, institucionais, financeiros e de eficiência.

Continuar lendo

STF suspende ação contra militares

30 setembro, 2014 às 16:29  |  por Fernando Tupan

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki atendeu a um pedido dos militares acusados da morte e desaparecimento do deputado Rubens Paiva, em janeiro de 1971, e suspendeu uma ação penal que tramitava contra eles na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Com a decisão, depoimentos dos militares, que estavam marcados para as próximas semanas, não irão mais ser tomadas. O despacho de Teori ainda determina que o caso seja enviado ao Ministério Público Federal. Após o parecer dos procuradores, o ministro poderá rever sua decisão ou levar o assunto ao plenário do STF, que pode manter a suspensão do processo ou derrubá-la.

Continuar lendo

Quem é o antipetista ?

30 setembro, 2014 às 15:36  |  por Fernando Tupan

Do Merval Pereira

A disputa pelo voto antipetista é o que opõe nesta reta final a candidatura de Aécio Neves, do PSDB, à de Marina Silva, do PSB. O raciocínio que prevalece hoje no PSDB é francamente contrário a um acordo formal com Marina num eventual segundo turno. À medida que cresce a percepção entre os assessores de Aécio Neves de que é possível ir ao segundo turno passando por cima de Marina, o que tem que necessariamente ser confirmado pelas pesquisas Ibope e Datafolha que serão divulgadas hoje, aumenta também a visão crítica sobre a relação entre os dois partidos.

Continuar lendo

Candidatos petistas jogam a toalha e desistem de Gleisi

30 setembro, 2014 às 14:27  |  por Fernando Tupan

Enio Verri e Mario Verri

Os candidatos maringaenses Enio Verri e o irmão Mário desistiram da candidatura petista ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann, e decidiram apoiar abertamente o peemedebista Roberto Requião. Na cidade canção os cabos eleitorais dos postulantes a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa distribuem propagandas eleitorais exibindo apoio ao senador, 2º colocado nas pesquisas eleitorais. A notícia caiu como uma bomba no comitê de Gleisi, que teve recursos dos repasses financeiros do fundo partidário suspensos para engordar os cofres de Dilma Rousseff no 2º turno.

para engordar os cofres de Dilma Rousseff no 2º turno.

Diap projeta Londrina com até três deputados federais

30 setembro, 2014 às 13:40  |  por Fernando Tupan

Do Baixo Claro

Pelas projeções do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Londrina pode eleger até três deputados federais e Apucarana tem chance de eleger um. O Diap trabalha com uma lista do que considera candidatos “competitivos”. Na leitura do órgão são 45 nomes que estão firmes na disputa por 30 cadeiras.

Na avaliação do Diap, os três londrinenses que são considerados “candidatos competitivos” são Alex Canziani (PTB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), ambos candidatos à reeleição, e Denílson Pestana (PT), que é candidato pela primeira vez.

Na lista com as projeções do Diap não aparece Marcelo Belinati (PP), considerado candidato forte em Londrina por ter obtido 138 mil votos como candidato a prefeito de Londrina, em 2012. É que a chapa do PP teria outras candidaturas fortes.

Vítimas da ditadura militar visitam antigo cárcere

30 setembro, 2014 às 12:54  |  por Fernando Tupan

12º RI,

Uma das principais investigações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) será feita hoje em Belo Horizonte. Integrantes da CNV, acompanhados de peritos e representante do Ministério Público Federal, fazem uma visita ao 12º Regimento de Infantaria do Exército (12º RI), palco de torturas cometidas pelos militares que comandaram o Brasil durante a ditadura, entre 1964 e 1985. Além da visita, que será acompanhada por três presos políticos da época torturados no local, a CNV convocou nove agentes da repressão para prestar depoimento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), na tarde de hoje.

Continuar lendo

Candidatos do PSol fora da TV criam canal no Youtube

30 setembro, 2014 às 12:00  |  por Fernando Tupan

Candidatos a deputado pelo PSol do Rio excluídos, pelo comando local da legenda, da propaganda na televisão, lançaram um horário eleitoral alternativo no You Tube. Desde a última sexta-feira (26), o canal Sem TV PSol-RJ exibe vídeos de onze concorrentes à Câmara Federal e uma candidata a deputada estadual pelo partido. Foram produzidos pelo Coletivo PSol do Povo, integrado pela deputada estadual Janira Rocha. Única postulante à Assembleia Legislativa a participar, a parlamentar é a “âncora” das produções: está em todas.

Continuar lendo

A estrela sobe

30 setembro, 2014 às 11:14  |  por Fernando Tupan

professor galdino

Professor Galdino

A coligação PSDB/DEM/PSB/PROS/PHS calcula que deve eleger entre 13 a 19 deputados estaduais na eleição de domingo. Uma das apostas do grupo que apoia a reeleição do governador Beto Richa (PSDB) é o vereador Professor Galdino, um candidato acostumado a campanhas de baixo orçamento e com cabos eleitorais voluntários. Os tucanos projetam para ele uma votação de até 80 mil votos. Grande parte desses votos é devido as ações que o parlamentar desenvolve pela causa animal no Estado.

Fora da casinha?

30 setembro, 2014 às 10:54  |  por Fernando Tupan

Depois do xabu da bala de prata Roberto Requião (PMDB) acusa no Twitter Gleisi Hoffmann (PT) de tramar um acordo branco com Beto Richa (PSDB)!!!

O ultimo programa eleitoral do PT indicou a possibilidade de um acordo branco com Richa. Não quero acreditar nisto. MAKTUB?

 

Ibope: Aécio lidera no Paraná

30 setembro, 2014 às 10:37  |  por Fernando Tupan

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) mostra que no Paraná, o senador Aécio Neves (PSDB) subiu de 28% para 33% e lidera as intenções de voto para a presidência. Marina Silva (PSB) caiu 10 pontos e hoje tem 19%. Dilma Rousseff (PT) tinha 29% e agora aparece com 32%. Luciana Genro (PSol) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada. Os outros seis candidatos não pontuaram. Eleitores que não sabem ou não responderam são 7%, enquanto 7% afirmaram votar branco ou nulo.

Na avaliação do governo de Dilma, os paranaenses se mostraram divididos: 35% avaliaram a administração petista como “ótima” ou “boa”, 33% consideram regular e 31% acham “ruim” ou péssima”. Além disso, 51% dos eleitores do estado desaprovam a forma que Dilma Rousseff administra o país.

Continuar lendo

A espada era a lei

30 setembro, 2014 às 10:00  |  por Fernando Tupan

Do Cícero Cattani

“Aqueles que vivem pela espada, morrerão pela espada”. A frase de Cristo parece especialmente apropriada para definir a situação de Roberto Requião na reta final da campanha pelo governo do Paraná. O senador peemedebista passou toda a sua vida política botando fé em soluções violentas para conflitos políticos.

Requião sempre acreditou em coisas como golpe de mão, tiro de graça, bala de prata, chose de loque. Sempre fez campanhas baseado na desqualificação dos adversários. Só a baixaria levada as últimas consequências teria a capacidade de fazer com que a verdade aparecesse para o eleitor, teorizava para explicar seu estilo político.

Continuar lendo

Cadê a bala?

30 setembro, 2014 às 09:41  |  por Fernando Tupan

Do Celso Nascimento

Cadê a bala? 1

O dicionário Aurélio – famoso “pai dos burros” – define a palavra bravata como um substantivo feminino com três siginificados que se completam: 1. Ameaça feita de modo arrogante; 2. Dito ou atitude de fanfarrão; 3. Pretensa valentia. Pois bem, os que, ontem à noite, ficaram de olhos e ouvidos pregados no programa do PMDB do horário eleitoral da tevê, tiveram a ocasião de confirmar o “Aurélio”: não passava de fanfarronice a ameaça que o candidato Roberto Requião fizera de disparar uma “bala de prata” com poder para fulminar o adversário Richa.

Continuar lendo

Atropelada pelo “efeito Gaievski”, o pedófilo da Casa Civil, Gleisi não empolga nem os petistas do PR

30 setembro, 2014 às 09:00  |  por Fernando Tupan

Gleisi Hoffmann

Do Ucho

O Partido dos Trabalhadores jamais chegou perto de eleger um governador do Paraná. O surgimento de Gleisi Hoffmann, com seu jeito de dondoca da Tríplice Fronteira, parecia capaz de mudar esse cenário sombrio na terra das araucárias. Por conta disso o partido investiu pesado em Gleisi. Dilma Rousseff levou-a para a Casa Civil, pois a ideia era dar-lhe uma espécie vitrine nacional para expor as qualidades da candidata do PT ao governo do Paraná.

Deu tudo errado. Na Casa Civil, Gleisi só conseguiu expor sua falta de qualificação. Desencadeou uma campanha selvagem de perseguição ao próprio estado, sonegando recursos e bloqueando empréstimos, crente que essa estratégia facilitaria sua eleição. Entregou a coordenação de sua campanha ao governo do Paraná ao deputado André Vargas (ex-PT), que está em vias de ser cassado por associação criminosa com o doleiro Alberto Youssef.

Continuar lendo

Candidatos participam hoje de último debate

30 setembro, 2014 às 08:10  |  por Fernando Tupan

Do Fábio Silveira para o Jornal de Londrina

A RPCTV realiza hoje à noite, depois da novela Império, o último debate entre os candidatos ao governo do Paraná antes do primeiro turno das eleições. O encontro é considerado o último fato relevante antes das eleições, já que o horário eleitoral para os candidatos a governador acaba amanhã – o último dia de propaganda no rádio e na televisão é quinta-feira, com os programas dos presidenciáveis. A importância do debate pode ser medida pela forma como os candidatos organizaram as suas agendas para hoje: poucos compromissos e muito tempo dedicado à preparação para o evento, conforme as agendas divulgadas ontem à tarde.

Continuar lendo