Franklin de Freitas – Temporal derrubou árvores e deixou bairros sem luz

Pelo menos 46 bairros de Curitiba foram atingidos por quedas de galhos grandes ou árvores, na tarde de ontem, durante um temporal com ventos fortes. De acordo com informações da Defesa Civil do município, também foram registradas nove ocorrências para fornecimento emergencial de lona nos bairros Santa Felicidade, Pilarzinho, Barreirinha, Tatuquara, Atuba, Boqueirão, Abranches e Tingui.

A Defesa Civil aponta ainda que foram 19 mm de chuva no período de uma hora, com impactos maiores provocados pelos ventos (rajadas chegaram a 40,3 km/h, segundo o Simepar). Até as 16h, foram registradas 124 solicitações para atendimento de queda de galhos e árvores.

Foram registrados, ainda, um desabamento (Rua Josepha Mattoso – Cachoeira) e a queda de uma placa grande de sinalização de trânsito, no bairro Guabirotuba.

Não houve, contudo, registro de pessoas que precisaram deixar suas casas (desabrigados ou desalojados).

O tempo ainda deveria ficar instável entre a madrugada e a manha de hoje, com chuva em diversos setores do Paraná. O risco de temporal diminui, porém ainda pode ter chuva forte em alguns pontos (do centro em direção norte e leste do Estado). Na faixa litorânea chove a qualquer hora do dia.

O diferencial para hoje são as temperaturas, que sofrem queda abrupta, especialmente nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina.

Em Curitiba, que ontem chegou a ter máxima de 26ºC, hoje deve ficar na casa dos 20ºC e amanhã pode cair para apenas 15ºC. O fim de semana também fica ameno e o calor só volta na semana que vem.