MP dá parecer favorável para que processo criminal da Operação Quadro Negro volte a tramitar

6 outubro, 2017 às 14:30  |  por Fernando Tupan

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deu parecer favorável para que o processo criminal da Operação Quadro Negro, que investiga desvios de dinheiro na construção e reforma de escolas estaduais, volte a tramitar. A ação corre sob segredo de Justiça. A manifestação é de quarta-feira (4) e foi resposta a um pedido da juíza Danielle Nogueira Mota Comar, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, que havia suspendido o processo por seis meses a partir de 9 de agosto. As informações são do G1 Paraná..

A suspensão ocorreu porque o réu Eduardo Lopes de Souza entrou em tratativas para um acordo de colaboração premiada, à época. Com a delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de setembro, “o motivo que levou a suspensão do feito deixou de existir”, disse o MP.

No mesmo parecer, os promotores também pedem que Souza seja reinterrogado no processo, já que, num primeiro momento, ele preferiu manter-se em silêncio por orientação de advogados que já não trabalham mais em sua defesa.

Eduardo Lopes de Souza é dono da Construtora Valor, empresa apontada como fonte das fraudes e o principal alvo da operação. No acordo de colaboração, ele citou os nomes do governador Beto Richa, do PSDB, e outros políticos do estado.

De acordo com o delator, políticos e outros agentes públicos eram beneficiados com propina de contratos irregulares. O governador nega qualquer envolvimento nas fraudes.

A fraude

A Operação Quadro Negro encontrou indícios de desvios de dinheiro na construção de diversas escolas estaduais. Segundo as investigações, a Construtora Valor recebeu cerca de R$ 20 milhões pelos contratos firmados com o poder público, mas não entregou as obras.

Em muitos casos, as construções até começaram, mas o avanço ocorreu bem mais devagar do que as informações repassadas ao governo, que liberava o dinheiro para a empresa. As investigações apontam que fiscais da Secretaria da Educação fraudavam os relatórios que deveriam indicar como estavam as obras.

1 Comentários

Uma ideia sobre “MP dá parecer favorável para que processo criminal da Operação Quadro Negro volte a tramitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>