Traiano debate com alunos do Parlamento Universitário

10 novembro, 2017 às 05:00  |  por Fernando Tupan

Ademar Traiano Parlamento Universitário

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou de uma sessão do Parlamento Universitário, projeto da Assembleia que levou estudantes de 8 universidades a ocuparem os lugares dos 54 deputados para uma experiência de imersão na atividade parlamentar. Os deputados universitários discutem seus projetos na CCJ e Comissões, depois votam as matérias em sessões plenárias.

Traiano foi ao Plenário fez uma palestra para os estudantes, respondeu a perguntas e questionamentos dos deputados universitários. O projeto envolve oito universidades, com 54 estudantes deputados de diferentes cursos e 54 suplentes, selecionados entre 1.300 inscritos.

Para Traiano, é de fundamental “importância de interessar e atrair jovens idealistas para a política, única forma de construir um país novo e superar esse momento difícil da vida pública brasileira”. Lembrou que é de “uma geração da resistência à Ditadura, de um momento em que fazer política implicava em riscos pessoais”.

Por isso advertiu para o discurso, bastante popular hoje em dia, “contra a política e os políticos. A criminalização da política e dos políticos é um discurso perigoso. Não podemos condenar o todo pela parte. Se existem maus políticos o eleitor deve expulsá-los da vida pública pelo voto, não pela negação da política ou pela a idealização dos regimes autoritários que tanto mal fizeram ao país”.

Destacou que a atividade parlamentar exige fundamentalmente equilíbrio. “Uma lição que devemos aprender é o de resistir às pressões. É obrigação do deputado manter sua posição em defesa do interesse público e de suas convicções. Por outro lado, ele deve ser sensível as demandas dos grupos que representam de forma legítima interesses de setores expressivos da sociedade”.

O presidente da Assembleia elogiou o entusiasmo com que os estudantes do Parlamento Universitário. Comentou a intensa pauta das sessões. “Ontem votaram 27 projetos, hoje foram 26 projetos em pauta. Atendendo à solicitação dos estudantes, pretendo me debruçar sobre esses projetos e estudar o aproveitamento das melhores proposições. A exemplo do que aconteceu com outro projeto da Assembleia, o Geração Atitude, formado por estudantes do ensino médio, que teve um de seus projetos convertido em Lei”.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>