Assembleia pode bater recorde com aulão do Enem nesta quarta

16 agosto, 2017 às 07:00  |  por Fernando Tupan

Plenário preparado para receber aulão do Enem

A Assembleia Legislativa do Paraná pode registrar um recorde nacional nesta quarta-feira, 16. A expectativa é de uma grande concentração de estudantes, lotando totalmente o Plenário e o auditório da Assembleia, por alunos da rede estadual de ensino, para o aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Deverá ser a maior concentração de estudantes para uma aula dentro do Plenário de uma Assembleia Legislativa na história do país.

Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), mais do que possível quebra de um recorde, o aulão da quarta-feira representa: “um capítulo importante na política empreendida pela Casa para aproximação do Parlamento da sociedade. Trazemos para a Assembleia jovens alunos. Uma interação vital para a mudança da cultura em relação à política e ao Legislativo. Além de permitir aos estudantes uma nova abordagem sobre a atividade política vamos oferecer um aprendizado comprovadamente eficiente para que eles possam se sair bem na prova do Enem”.

O aulão da Assembleia vai além dos conteúdos das diversas disciplinas. Ele se propõe a permitir que o aluno compreenda a metodologia de avaliação de cada prova. Compreender essa mecânica é essencial para um bom desempenho no exame. A iniciativa faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, uma parceria entre o Poder Legislativo estadual e o Grupo Eureka.

Segundo o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka, o exame exige uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e foca na interpretação de texto, mesma direção da nova matriz curricular do Ensino Médio. “Por conta disso, todas as nossas equipes são integradas. Então, você tem a equipe de ciências da natureza com o biólogo, o químico e o físico, o que não impede que, em determinada questão, eles possam inclusive interagir em outras áreas. Dentro das ciências da natureza, eles podem ser chamados nas áreas de linguagem, de matemática e na própria produção de texto. O aluno busca a interpretação do texto, a compreensão do que está se propondo nas mais variadas áreas e resolve as situações-problemas”.

Foram distribuídos convites para alunos no 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de educação, que devem lotar o Plenário do Legislativo. “Alguns entrarão na Assembleia pela primeira vez, e justamente no Plenário da Casa de Leis. Isso também é propício para a discussão diversa de temas educacionais. E como a Assembleia já tem esse trabalho em favor do exame nacional, esse será um grande dia”, destaca o professor.

Quem mora no interior ou estuda na rede particular também tem a oportunidade de participar do “Assembleia no Enem”. O aulão será transmitido ao vivo pelo Facebook da Assembleia. Na área exclusiva do projeto, dentro do site da Assembleia, os estudantes também podem assistir mais de 450 vídeo-aulas com os conteúdos obrigatórios para quem vai fazer a prova. Este é o terceiro ano da parceria entre o Legislativo e o Grupo Eureka na produção e divulgação de conteúdo para auxiliar os estudantes na busca por uma vaga na universidade.

O Enem 2017 está marcado para os dias 5 e 12 de novembro e pela primeira vez acontecerá em dois domingos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>