Mudança de rumo
Diante do número excessivo de candidatos ao senado, a mulher do ministro do Planejamento Paulo Bernardo e presidente estadual do PT já avalia seriamente a possibilidade de ser candidata a deputada federal. O marido assina embaixo. Como o atual senador petista, Flávio Arns, também anda pensando na Câmara dos Deputados, o PT tend e a perder a sua cadeira no Senado.


Com a corda toda
Em contrapartida, o deputado federal e vice-líder do governo Ricardo Barros (PP) tenta convencer a cúpula petista que ele é o candidato ideal ao Senado para alavancar a campanha a presidente de Dilma Roussef no Paraná. Durante a viagem de Brasília para Telêmaco Borba na semana passada, esse foi o  assunto principal entre o presidente Lula, o ministro do planejamento Paulo Bernardo (PT),  Barros e o deputado federal André Vargas (PT). Segundo assessores próximos, Barros não cogita a possibilidade de desistir.


No páreo
Seguem na disputa pelas duas vagas no Senado: o governador Roberto Requião, João Elísio Ferraz de Campos (DEM), Jaime Lerner (PSB), e  Aberlardo Lupion (DEM).


Falta reitor
Apesar da crise, achar profissional está difícil. Uma universidade de Curitiba apelou para anúncios em empresas que caçam executivos para encontrar um reitor qualificado. Pede doutorado, boas relações e inglês fluente.


UTFPR na mira
Por falar em universidade, o Tribunal de Contas do Estado (TC) concedeu um prazo de 15 dias para que a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) apresente documentos que comprovem  a correta aplicação dos R$ 140 mil que a entidade recebeu, em 2006 e 2007, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O objetivo do convênio era a transferência de tecnologia para melhorar a produção leiteira na região de Pato Branco (Sudoeste).


Em ritmo de adeus
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, o “padre Roque” está em ritmo de despedida, realizou na sexta-feira a última audiência pública de sua gestão. O prefeito eleito Barbosa Neto (PDT) toma posse no cargo no dia 28 e já pediu auditoria nas contas da Prefeitura.


Lixo na pauta (I)
Por iniciativa do deputado Tadeu Veneri (PT), a Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa irá realizar no próximo dia 6 de maio, a partir das 9 horas, uma audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos em Curitiba e nas cidades da Região Metropolitana. No momento em que se discute o destino do lixo da capital e de outros municípios vizinhos, Veneri está chamando para o debate o Ministério Público Estadual, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Consórcio Intermunicipal do Lixo, integrado por dezessete dos 26 municípios, o Fórum Lixo e Cidadania e os moradores da região do Caximba.


Lixo na pauta (II)
Está em andamento o processo de licitação para a escolha da empresa ou consórcio que irá operar o sistema de coleta e armazenamento do lixo. “Precisamos encontrar uma solução ambientalmente correta e socialmente viável”, disse ele.


Em alta
Primeiro foram disponibilizadas as transmissões on line das sessões ordinárias que ocorrem todas as terças e quintas-feiras, às 16 horas e de vários outros eventos sediados pelo Legislativo. Cidadãos interessados
podem acessar o site da Câmara de Maringá (www.cmm.pr.gov.br) .


Em baixa
De olho na crise da segurança, o governador Roberto Requião deve convocar uma reunião com o secretário de Estado de Segurança , Luiz Fernando Delazari, ainda nesta semana. Devem ser convocados também a cúpula das polícias militar  e Civil. Mudança à vista.