Parlamento Universitário dá posse aos “novos deputados”

30 outubro, 2017 às 14:30  |  por Fernando Tupan

Estudante presta juramento como deputada (1)

O Parlamento Universitário, projeto de ensino que simula atividades parlamentares, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou nesta segunda-feira, às 9 horas, (30) sua primeira sessão. O Parlamento Universitário foi idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Para Traiano, quem iniciativas como essa “aproximam a Assembleia da sociedade e chamam a participação popular na política, enriquecendo os debates e, consequentemente, a própria democracia”.

Durante a sessão foi dada posse aos deputados universitários seguindo todo o rito definido pelo Regimento Interno da Assembleia. A programação da manhã encerrou com uma rodada de conversas dos participantes com deputados. Os trabalhos se estenderão até o dia 10 de novembro, com atividades no período da manhã, a partir das 9 horas, de segunda a quarta-feira, e em período integral na quinta e na sexta-feira, a partir do mesmo horário. Ao final os participantes receberão certificados.

Este ano o Parlamento Universitário está composto por 17 alunos da UniCuritiba, dez da Unibrasil, cinco da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cinco da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), cinco da FAE, quatro da Universidade Positivo, quatro da Uninter e quatro da OPET. Além destes, que representam os 54 titulares da Assembleia, há também os suplentes e alunos do curso de Jornalismo dessas instituições, que simularão as atividades do Comitê de Imprensa da Alep, divulgando as atividades dos “parlamentares universitários”.

A segunda sessão do Parlament Universitário será realizada no dia 1º de novembro, às 9 horas, no Plenário da Assembleia. Na ocasião será realizada a eleição da Mesa Executiva e a do ‘governador universitário’, que mais tarde encaminhará no mínimo uma e no máximo três mensagens à apreciação do Parlamento. Às 11 horas haverá uma reunião de lideranças para definição das comissões técnicas e à tarde, às 14 horas, a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, no Auditório Legislativo da Casa.

A Mesa da sessão de posse dos deputados universitários foi integrada por Dillyardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia, que dirigiu os trabalhos, por Juarez Villela, diretor de Assistência ao Plenário, Kátia Chagas, diretora de Comunicação, Luiz Fernando Feltran, procurador geral da Assembleia; deputado Delegado Rubens Recalcati (PSD), Rasca Rodrigues (PV), deputado Nereu Moura (PMDB) e pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

1 Comentários

Uma ideia sobre “Parlamento Universitário dá posse aos “novos deputados”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>