biocosmeticos
O coordenador técnico e científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Paulo Benevides que o consumidor brasileiro é o mais consciente em relação aos produtos sustentáveis, os chamados biocosméticos. Dados apresentados por ele apontam que, em 2030, os insumos naturais que substituem os sintéticos estarão ainda melhores e com preços similares, mais competitivos, favorecendo o desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com pesquisas, os brasileiros representam 32% do consumo de produtos naturais na América Latina, entretanto, esse é um segmento ainda pouco explorado no país. “O Brasil tem a maior extensão de área biodiversa do mundo, mas esse setor representa apenas 0,017% do PIB (Produto Interno Bruto). Poucas marcas fabricam cosméticos com ingredientes naturais em sua essência, que podem ser classificados como biocosméticos”, afirma Benevides.

Para o pesquisador, os ativos naturais são muito eficientes, mas é preciso garantir a autenticidade dos produtos. “Esse segmento está crescendo consistentemente, motivado por consumidores mais atentos e exigentes, que buscam por um estilo de vida mais saudável e sustentável. Assim, a melhor forma da indústria identificar seu produto e se diferenciar no mercado é adquirir os selos de qualidade que comprovem sua autenticidade”.