unnamed

Ação conjunta entre os nove colégios curitibanos do PEA Unesco acontece nesta quinta (22) no Teatro Paiol. Conferência será no estilo TED Talks

No Ano Internacional do Entendimento Global, os colégios que fazem parte do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco participam de uma série de apresentações e debates sobre a sustentabilidade, e como ela pode transformar o mundo por meio de soluções inovadoras e criativas. Entre as escolas curitibanas associadas ao programa, a ação conjunta para a apresentação sobre o tema aconteceu no dia 22 desetembro, no Teatro Paiol.

“A ação conjunta é um evento plural, em que as nove instituições de ensino curitibanas associadas ao PEA levam seus alunos para apresentar ao público seus trabalhos e ideias para cuidar do planeta, no formato de conferências TED Talks”, explica a professora Adriana Karam, coordenadora regional do PEA Unesco no Paraná.

No Brasil, 300 escolas integram o programa, sendo nove de Curitiba: Colégio Opet, Colégio Bastos Maia, Bom Jesus, Colégio Positivo, Colégio Saint Germain, Nossa Senhora de Sion, Escola da Colina, Escola de Educação Especial São Francisco de Assis (Afece) e Escola Nilza Tartuce.

Cidadania Planetária

A noção da Cidadania Planetária baseia-se na visão unificadora de uma sociedade mundial. Ela compreende um conjunto de princípios, valores, atitudes e comportamentos universais, para que todas as pessoas possam perceber a Terra como uma única comunidade e possam atuar o cuidado e manutenção do planeta. O desafio estratégico do PEA Unesco é fazer com que as suas escolas possam ajudar de forma efetiva na construção dessa Cidadania Planetária.

Presente em 10 mil escolas de 181 países, o PEA foi criado no período pós Segunda Guerra para estender as ações da Unesco na Educação. Com sede em Paris, o programa busca criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, promovendo a qualidade na educação e a busca pela justiça, liberdade e desenvolvimento humano na construção de uma cidadania planetária.