O Brasil está no centro das atenções mundiais no que diz respeito aos debates sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Economia verde inclusiva visa promover o equilíbrio entre o meio ambiente e o progressoA preservação do nosso planeta pode ser considerada a única solução para a salvação da nossa espécie. O respeito ao meio ambiente é um dever de todos, cabendo aos nossos governantes fiscalizar as indústrias poluidoras, impedir que o lixo seja lançado indevidamente na natureza e, cuidar para que o esgoto não fique a céu aberto ou seja despejado em riachos e rios, comprometendo a saúde dos homens e animais que consomem a água, cada vez mais poluída.

Desde o início da civilização, os seres humanos têm utilizado da terra. Julgando-se os possuidores de tudo o que rodeiam , apossando-se sem restrição de tudo que desejam, sem pensar no prejuízo que isto poderá acarretar num futuro próximo. Espécies inteiras estão sendo mortas, o ar está sendo poluído com gases tóxicos, rios e mares estão contaminados e o nosso habitat está caminhando na direção inversa, ao que diz respeito, a qualidade de vida.

Segundo a ambientalista, Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News ( www.revistaecotour.tur.br), – “da vida no campo e dos povos não civilizados estão o exemplos clássicos de ecologia, com o uso do meio ambiente apenas para a sobrevivência. Não podemos impedir o processo de industrialização, nem paralisa-lo, isto causaria desemprego e sérios problemas sociais. Mas, precisamos gerar uma nova mentalidade, voltada para a sustentabilidade, buscando soluções para amenizar as consequências que surgem, visto que para muitos, controlarmos as causas significa um retrocesso na nossa evolução econômica e tecnológica. A crescente população mundial e o consumismo ameaçam a saúde do planeta”, conclui.

O Brasil está no centro das atenções mundiais no que diz respeito aos debates sobre meio ambiente e sustentabilidade. O país é o único no mundo a possuir em abundância as sete matrizes ambientais, os insumos vitais para a sobrevivência da agricultura e da indústria: a água, o minério, a energia, a biodiversidade, a madeira, a reciclagem e o controle de emissão de poluentes, por isto é essencial que as questões ambientais sejam incorporadas de forma abrangente em todas as atividades da sociedade.

A economia verde inclusiva já é o objetivo de políticas públicas de vários países, na forma de programas em áreas como transferência de renda, apoio à conservação e recuperação ambiental, fomento aos que vivem da reciclagem de resíduos sólidos e o uso de tecnologias com maior eficiência energética. Em muitos casos, especialmente na América Latina e África, o Brasil tem apoiado essas iniciativas. A expectativa é que, destas ações, surjam iniciativas ainda mais consistentes para a preservação do meio ambiente e da população mundial.