Projeto Cidadão Cientista recebe Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

1 novembro, 2017 às 15:54  |  por Ana Maria Ferrarini

1107665

No dia 18 de outubro, as principais iniciativas de sustentabilidade e conservação do Brasil foram homenageadas pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha com o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade. O Projeto Cidadão Cientista, realizado pela SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi uma das iniciativas reconhecidas.

Pedro F. Develey, diretor da SAVE Brasil e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, celebrou a conquista. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Somente com o apoio de todos -comunidade, poder público e privado – é que vamos conseguir avançar na questão ambiental brasileira e estimular a conservação das áreas naturais. Esperamos contar com cada vez mais cidadãos cientistas Brasil afora”, afirmou.

Criado em 2014, o Projeto promove e estimula a participação da comunidade na observação e monitoramento de aves. O objetivo é ampliar o envolvimento da sociedade, fortalecendo a conservação ambiental.

Os monitoramentos nas Unidades de Conservação (UC) são realizados constantemente, com participação de grupos, como os clubes de observadores de aves. Os dados são inseridos na plataforma internacional eBird. Desde o início, já foram realizadas cerca de 40 visitas à UCs no Sul, Sudeste e Nordeste, contabilizando mais de 400 espécies registradas sendo que 50 espécies foram novas adições às listas de aves desses locais.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>