Isopor, papelão, plástico, latas e garrafas PET. Esses e muitos outros materiais têm um novo destino: a escola. Por meio do Projeto Lixo Reciclado, promovido há mais de 15 anos pela Escola Atuação, os alunos e suas famílias podem levar para o colégio todo o resíduo sólido que pode ser reutilizado, como caixas de leite, banners e vidros. Em 2015, foram arrecadados 16 quilos de papelão, 23 mil latinhas, 46 mil garrafas PET, 1.900 peças de isopor, além de 1.200 litros de azeite usado. Nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, a instituição lança a edição 2016 do projeto com um bate-papo sobre a importância da reciclagem e seu papel no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. 

Como funciona o projeto?

Cada resíduo é recolhido e organizado por uma pessoa responsável no colégio. O material é vendido e o dinheiro é destinado para a manutenção do próprio projeto. No final do ano, as crianças também recebem um presente adquirido com o recurso da venda dos reciclados. O lixo orgânico da escola é levado para a Estação Ecológica Vó Caldinus, em Campo Largo, onde é utilizado para alimentar os animais (porcos, galinhas, carneiros, avestruzes); as fezes dos animais são colocadas em um minhocário, que por sua vez gera adubo para as hortas mantidas nas duas sedes do Atuação.

Sobre a Escola Atuação

Com duas sedes, localizadas nos bairros Santa Quitéria e Boqueirão, a Escola Atuação é referência em Curitiba por seu projeto pedagógico diferenciado, que aposta na criatividade e na responsabilidade para oferecer um ensino completo a seus alunos, que vão do Maternal I ao nono ano do Ensino Fundamental. Há 20 anos a Escola oferece ensino integral até o sétimo ano. Há também a opção de aulas em meio período. A instituição oferece aulas de informática, judô/dança, culinária, jardinagem e atividades na Cidade Mirim, construída no próprio terreno da escola, e em fazenda localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Saiba mais: www.escolaatuacao.com.br.