Conheça um pouco sobre a história das pessoas com deficiência no Brasil

13 julho, 2017 às 17:16  |  por Manoel Negraes

Um tema recorrente no segmento das pessoas com deficiência é a invisibilidade que enfrentamos nos espaços sociais e nas políticas  públicas. Afinal, apesar de uma legislação específica avançada, ainda falta muito para que nossos direitos sejam garantidos, tanto na área da saúde, no mundo do trabalho e na vida acadêmica, quanto no acesso à cultura, ao lazer e à informação – só para citar alguns exemplos.

Contudo, na história dos movimentos sociais, que desde o período da redemocratização do Brasil, na década de 1980, buscaram voz no campo político e lutaram por direitos na Constituição Federal de 1988, nosso segmento também é invisível.

Assim, o livro e o filme que sugiro aqui são tentativas de combater essa invisibilidade, a partir do resgate e da organização de registros fotográficos, documentos e, sobretudo, de depoimentos de pessoas com e sem deficiência que construíram essa história em uma época na qual as condições de acessibilidade e de comunicação eram muito mais precárias que hoje em dia.

Enfim, são duas fontes de pesquisa importantes, que foram lançadas há alguns anos, mas que, com um olhar crítico, ainda merecem ser conhecidas e interpretadas por todos que atuam na área da deficiência, visto que apresentam elementos significativos para pesquisas e práticas atuais.

 

Filme “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

Livro “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

é possível encontrar o livro também no formato doc na página www.pessoacomdeficiencia.gov.br

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>