Eventos importantes sobre deficiência visual, com destaque para a bengala verde

4 junho, 2017 às 22:56  |  por Manoel Negraes

Dica 1

Com alegria divulgo que a escritora Joyce Guerra, homenageada recentemente nesse blog, estará aqui em Curitiba para lançar o seu livro “Muito além da sobrevivência”, obra que apresenta crônicas, diálogos e reflexões baseadas na vivência da autora, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual na busca por autonomia e de promover a comunicação não-violenta como alternativa para a educação de crianças.

No evento a paraibana, que hoje mora em Minas Gerais, fará a palestra “Muito além da sobrevivência: desafios e reflexões sobre inclusão e preconceito”.

Com certeza estarei presente para prestigiar… não percam!

Serviço

Evento: Palestra e lançamento do livro Muito além da sobrevivência, de Joyce Guerra

Data: sexta-feira, 9 de junho

Horário: 14 horas

Local: Biblioteca Pública do Paraná

Endereço: Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba

Entrada gratuita e certificação para os participantes

 

Dica 2

Nos dias 9 e 10 de junho, na cidade maravilhosa, ocorrerão dois eventos simultâneos, o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal e o I Encontro de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant, voltados a um público multidisciplinar, com foco no atendimento, na qualidade de vida e na inclusão social das pessoas com baixa visão.

Entre os temas estão ações educacionais para a deficiência visual, tecnologia assistiva e outros recursos de promoção da acessibilidade. Lei Brasileira de Inclusão e diretrizes para os serviços de reabilitação visual e relatos de experiência.

Destaco a participação da minha amiga e companheira do Coletivo Bengala Verde Fernanda Shcolnik, que fará a palestra “Baixa Visão: Identidade, Orientação e Mobilidade”, na qual apresentará, entre outras questões importantes, informações acerca da bengala verde, instrumento direcionado às pessoas com baixa visão cada vez mais difundido no Brasil!

Informações completas sobre programação, inscrição, horários e endereço no site www.ibc.gov.br

 

Dica 3

A Comissão dos Idosos, das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), lançará dia 27 de junho a Cartilha das Pessoas com Deficiência, material inédito após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146, de 2015).

O objetivo é destacar a importância da deficiência na busca por uma sociedade mais igualitária. Mais ainda, segundo a presidente da Comissão, Rita Luz (que como eu tem baixa visão), a cartilha quer mostrar que todos devem ser tratados de forma igual, na medida de suas desigualdades.

Além disso, a cartilha apresenta em seu conteúdo a bengala verde, sendo provavelmente o primeiro documento de defesa de direitos do país a trazer a novidade que tem colaborado com a autonomia e o reconhecimento das pessoas com baixa visão.

Saiba mais no site: www.oabms.org.br

Quer conhecer mais sobre a baixa visão e a bengala verde, leia outros textos nesse blog e procure no Facebook a página do Coletivo Bengala Verde!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>