Os torcedores já começaram a chegar ao estádio do Couto Pereira, onde logo mais à noite haverá uma homenagem à Chapecoense. Por volta das 18 horas, torcedores do Atlético e do Coritiba, resolveram deixar a rivalidade de lado. Em frente ao Estádio do Couto, atleticanos e coxa-brancas esperavam, lado a lado, abertura dos portões.

O estádio do Coritiba iria receber a segunda partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, de Medellín (Colombia). Mas, como houve o acidente aéreo que vitimou a Chape, o estádio vai abrir para outro tipo de evento envolvendo a equipe catarinense.

Dono da casa, o Coritiba divulgou um convite em que chama todos, independente de qual clube torce, para ir ao Couto Pereira. Haverá um culto ecumênico que deve começar às 20h30.  O término está previsto para as 21h45, quando os jogadores das duas equipes da final entrariam em campo.

O padre João Maria e o pastor Antônio Jairo Porto Alegre farão a celebração que será comandada pelo radialista Mauro Muller. O Coritiba sugere que todos venham com camisas brancas ou de seus clubes – há restrição apenas a materiais e uniformes de torcidas organizadas, que não serão permitidos.

Vai ser um ambiente emotivo, de coisas à flor da pele. O futebol desperta diversas emoções no torcedor. Espero que seja uma coisa saudável, e que a gente possa dar nossa parte para aqueles que faleceram e viveram intensamente o futebol”, disse o zagueiro Paulo André, do Atlético, que deverá estar presente.

Como não haverá final, o Atlético Nacional pediu que a Chapecoense fosse declarada campeã da Copa Sul-Americana. A Confederação Sul-Americana de Futebol cedeu e confirmou que a equipe catarinense é a campeã. Com isso, garante vaga na Copa Libertadores de 2017 e também na Recopa Sul-Americana de 2017, que reúne os campeões da Sul-Americana e da Libertadores. No caso, a Chape enfrenta exatamente o Atlético Nacional.

Protocolo

A CBF determinou na terça-feira que haverá um protocolo a ser seguido para homenagear a Chapecoense na última rodada do Campeonato Brasileiro. O protocolo será usado pela primeira vez nesta quarta, quando Grêmio e Atlético-MG decidem a Copa do Brasil.

Segundo a entidade, cada time será liberado para fazer sua própria homenagem. Quem quiser usar a camisa da Chapecoense na rodada final poderá fazê-lo, desde que peça permissão à CBF.