Feiras gastronômicas, Restaurant Week e Curitiba Risotto Festival

13 abril, 2013 às 17:34  |  por Jussara Voss

Já falei sobre as feiras gastronômicas, mas agora, além de comentar um pouco sobre o Gastronomix (foto) – a única que eu fui – vale lembrar que estamos em plena Restaurant Week, deixei de lado o Empório Soho, Gastronomia na palma da mão, porque não estava na cidade. A sétima edição do Restaurant Week reúne 57 restaurantes em Curitiba, que oferecem menu e preço fixo: R$ 31,90 no almoço e R$ 43,90 no jantar. Até 21 de abril. Veja a programação completa no site official http://curitibarestaurantweek.wordpress.com/, ou no link acima.

Tem gente que ama e gente que odeia os eventos gastronômicos citados. Quem gosta fala da possibilidade de comer em lugares bacanas pagando menos do que o usual, por exemplo, assim como nas feiras, que tem preços populares e ainda dão a possibilidade de encontrar chefs famosos. Mas isso é para quem não se importa com as filas, que costumam ser imensas nesses eventos, é preciso paciência porque geralmente, principalmente nas feiras, também falta organização. Impossível atender bem tanta gente em locais improvisados.

Empório Soho e Gastronomix

Acho que todo mundo conhece o Empório Soho, a feira de gastronomia na Praça Espanha agrada e já é um evento consolidado aqui, bem ao estilo quermesse do interior. Ponto para a associação dos comerciantes do bairro que organiza. Mas o comentário geral foi uma reclamação por acontecer, pela segunda vez, se não me engano, no mesmo fim de semana do Gastronomix – o outro evento de gastronomia, com a curadoria do chef Celso Freire, que faz parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba e traz chefs de fora de Curitiba, além de uma seleção dos locais. Aliás, Freire estava feliz com o sucesso, a cada ano mais gente quer participar e, mesmo com longas filas nas barracas de comida, e pilhas de louças sujas no chão, é um programa bacana, mas é preciso um pouco de paciência, como já mencionei, um pouco de bom humor também e entrar no espírito da iniciativa, uma “festa pública”. Comprar o ingresso antes pela internet facilita e é necessário, mas é preciso pegar o ticket em um dos locais de venda e chegar cedo. Se não cometo nenhum erro, apenas dois chefs prepararam uma comida que podia ser degustada com as mãos, sem precisar de talher, ou prato. Manu Buffara, escondida no gramado, era a última barraca, e Marcolini acertaram em cheio. Aplausos para os dois.

Sanduíche de porco: preparado exclusivamente para o evento

Curitiba Risotto Festival

O chef Fabiano Marcolini é o curador de outra iniciativa gastronômica: o Curitiba Risotto Festival, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (MON), mesmo local do Gastronomix. Quem organiza são os promotores da Feira Alto Juvevê Gastronomia. Vamos aguardar a página oficial do festival no Facebook www.facebook.com/CuritibaRisottoFestival para saber mais sobre o evento.

1 Comentários

Uma ideia sobre “Feiras gastronômicas, Restaurant Week e Curitiba Risotto Festival

  1. carlos treysse

    É preciso ter cuidado com informaçoes falsas ns internet pois fomos ao Museu Oscar Niemayer e não havia nenhum festival do risoto. Na próxima vez que vincularem um anúncio e o evento for cancelado, o mínimo que deverá ser feito, é informar seu cancelamento, caso contrário o site ou blog cairá e em cescrédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>