Duas ações ocorridas na última quinta-feira, 9, e sexta-feira,10, nos municípios de Querência do Norte e Santa Isabel do Ivaí, resultaram na apreensão de 1,2 mil caixas de cigarros contrabandeados e dois caminhões. Nas situações, desencadeadas por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), um homem foi preso.

Na quinta-feira os policiais avistaram um caminhão com carroceria de madeira, a qual estava coberta com uma lona, e tentaram efetuar a abordagem, porém o condutor abandonou o veículo e fugiu a pé, entrando em uma matagal próximo. Durante buscas foram localizadas na carroceria 500 caixas de cigarros contrabandeados. A ação ocorreu na estrada que liga o distrito de Relíquia do Norte, no município de Querência do Norte, ao Porto Brasílio, às margens do Rio Paraná.

Em outra situação, na madrugada de sexta-feira (10/07), no município de Santa Isabel do Ivaí (PR), a equipe abordou um caminhão câmara fria, com placas de Toledo (PR), o qual estava lacrado. O motorista apresentou uma nota fiscal de um frigorífico de Loanda, porém os policiais constataram que o documento era falso ou estava adulterado.

A equipe verificou que no endereço apresentado na nota não funcionava nenhum frigorífico e, além disso, o CNPJ referia-se a um fornecedor de eletrônicos. Os policiais romperam o lacre da carga e encontraram 700 caixas de cigarros contrabandeados.

Com o condutor, um homem de 33 anos, residente em São Paulo (SP), foram localizados R$ 3,7 mil em dinheiro, valor que, segundo ele, era para cobrir as despesas da viagem. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Maringá para as medidas cabíveis.

Nos dois casos as cargas apreendidas, que totalizaram 1,2 mil caixas de cigarros contrabandeados, foram apreendidas e entregues na Receita Federal de Maringá para que os procedimentos necessários fossem tomados.