No Coração do Mar, que estreia nesta quinta-feira (3/12) em Curitiba, ganhou destaque recentemente quando o ator Chris Hemsworth – o Thor dos filmes da Marvel – postou uma foto em que mostra o quanto de peso ele perdeu para o papel principal. Internautas não resistiram em replicar essa foto ao lado do porte físico do ator quando era o semideus da Marvel. E o resultado foi…

cm-thor

O filme é mais que Chris Hemsworth e sua tentativa de se mostrar como um ator capaz de fazer algo mais que um herói Marvel. Nem precisava. Ele protagonizou Rush – No Limite da Emoção, dirigido por Ron Howard. E com isso ganhou a confiança de Howard para este longa-metragem com cara de anos 30 ou 40, época em que filmes marinhos estavam em moda em Hollywood – efeitos visuais à parte, claro.

cm-hems2

Hemsworth tem o papel principal sem ter o carago principal. Afinal, ele não é o capitão no navio Essex – papel que cabe a Benjamin Walker (Abraham Lincoln: Caçador de vampiros).

CM-capitao

Também não é Herman Melville (Ben Whishaw, o “Q” dos dois últimos filmes de 007). Melville é autor de Moby Dick, um clássico da literatura e que ganhou adaptações para o cinema – a mais famosa delas traz Gregory Peck no papel do capitão Ahab.

CM-whishaw

Melville é um dos marinheiros do Essex, que vai usar essa experiência no mar para, um dia, publicar sua obra-prima. E No Coração do Mar poderia ser quase um “prequel” para Moby Dick. Em seu momento de mais tensão, o filme mostra o confronto de homens em uma baleeira lutando contra uma baleia cachalote que parece endemoniada, disposta a tudo para destruir o navio. Em Moby Dick, o capitão Ahab já não tem uma perna – consequência de um encontro anterior com a baleia que ele persegue, por vingança, até o limite de suas forças.

CM-Ahab

Mas No Coração do Mar não se resume a uma baleia estilo “Tubarão de Steven Spielberg” tentando caçar seus caçadores em pleno mar. Há o lado dos marinheiros, que ficaram à deriva por 90 dias. É aí que entra Hemsworth. Ele interpreta Owen Chase, um primeiro imediato que, com o primeiro ataque da baleia no Pacífico, assume o comando do navio e busca manter os marujos em segurança. À medida que a tripulação sobrevivente do Essex acabou levada aos seus limites, ela foi forçada a fazer o impensável para permanecer viva, mesmo diante de tempestades, fome, pânico e desespero.

Cm-baleia

Curiosidade

A história de um baleeiro perseguido por uma baleia cachalote no século 19 é real e alimentou o livro No Coração do Mar, de Nathaniel Philbrick. É esse livro, e não Moby Dick, que deu origem ao roteiro. Mas o filme, que se passa em 1820, comete uma incongruência em relação a Herman Melville ao colocá-lo na tripulação do Essex. Melville nasceu em 1819. E um detalhe: Moby Dick, o livro, foi um fracasso de crítica e público quando lançado. Só anos depois ganhou o status que tem hoje.