
Quem diria que os dois irmãos de Astorga, cidade do interior do Paraná, ganhariam o Brasil e se firmariam entre as vozes mais conhecidas da história da música nacional? Talvez se contassem essa história a eles no passado, nem mesmo José Lima e Durval acreditariam que Chitãozinho e Xororó chegariam tão longe. De lá pra cá, já se foram 50 anos e a dupla deu início a programação dessa data tão especial.
Reis da música sertaneja, os irmãos atingiram a marca de 40 milhões de discos vendidos, 39 álbuns inéditos, dez DVDs, cinco prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante, programas de televisão e uma homenagem da X-9 Paulistana que contou sua história. No dia 12, Chitãozinho e Xororó reuniram a imprensa para contar as novidades do que planejam para celebrar, junto ao público, meio século de história, renovação e inspiração no sertanejo.
As comemorações começam com a turnê “50 anos – Por Todos Os Tempos”, que chegará até um dos principais palcos do mundo, o Radio City Music Hall, em Nova Iorque. O show foi pensado para entregar o que a dupla mais gosta: carinho e gratidão aos fãs.
Desde a estrutura até a escolha das canções, cada detalhe do projeto foi pensado para retratar uma narrativa à altura dos 50 anos. A composição do show promete uma viagem no tempo, apresentando trechos de vídeos e clipes antigos, em uma cronologia que mostra a estrada percorrida por Chitãozinho e Xororó na música.
As apresentações da turnê irão rodar o país e o mundo levando muita emoção ao público em um show que vai muito além de um repertório cirurgicamente selecionado: é uma imersão e uma homenagem a tudo o que construíram neste período.
No Brasil, a turnê comemorativa vai passar por Campinas, Jaguariúna, São José do Rio Preto, Maringá, Porto Alegre, Dourados, Campo Grande, Florianópolis, Londrina, Americana, São Paulo, Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto, Cuiabá, Sinop, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já nos Estados Unidos, por Nova Iorque e Boston.
Curitiba também é uma das cidades que já tem data marcada para receber o show, no dia 14 de maio, no estádio Athletico Paranaense. Por lá, a dupla comemora os 50 anos ao lado de Zezé Di Camargo & Luciano, que também celebram seus 30 anos de estrada.
Chitãozinho comentou que não tinha como o Paraná ficar de fora desse momento mais que especial para a dupla. “O Paraná é o nosso estado. Começamos a carreira em Rondon. O trecho entre Rondon, Maringá, Londrina, representa muito pra gente.”.