A marca Abarth ressurgiu no Brasil com um Pulse esportivo. A expansão da divisão de performance da Fiat é inevitável e necessária no Brasil e passa pelo 500e.

A variante esportiva do subcompacto elétrico acaba de ser revelada na Europa e chegará ao Brasil no segundo semestre de 2023. Provavelmente como terceiro produto da marca do escorpião, já que a Fiat estuda fazer uma versão preparada de outro modelo nacional para meados do ano que vem.

O novo Abarth 500 elétrico que virá para o Brasil promete manter o nível de diversão da divisão esportiva da Fiat. O carrinho tem motor de 177 cv e torque de 24 kgfm. Com melhor distribuição de peso e acertos dinâmicos, na suspensão e nos freios, o Cinquecento é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em 7 segundos.

Isso no modo “Scorpion Track”, o mais envenenado das três opções de condução, que otimiza as respostas ao acelerador e privilegia a tocada esportiva do Abarth 500 elétrico. Já no modo “Turismo”, há uma redução de potência e torque para preservar as baterias.

A opção “Scorpion Street” é o meio-termo, com desempenho superior, mas com melhor aproveitamento das frenagens para recuperação de energia. A propósito, neste e no “Turismo”, a função one pedal é automática, com otimização das desacelerações ao se tirar o pé do acelerador.

O desempenho do 500e Abarth surpreende até ao se comparar com seu par a combustão de competição. Segundo a Fiat, na pista, a retomada de velocidade (40 – 60 km/h) do Cinquecento elétrico esportivo se deu em 1,5 segundo, melhor que os 2,5 segundos do Abarth 695.

O 500 elétrico da Abarth chegará ao mercado brasileiro para complementar o portfólio de, pelo menos, três modelos com a assinatura do escorpião por aqui. Depois do Pulse Abarth, a Fiat estuda qual outro modelo brasileiro será “preparado”. O Cronos está bem cotado, mas Argo e Fastback também estão em estudos.