
O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o Corinthians, nesse domingo (dia 13) à tarde, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 14 pontos — 4 pontos atrás do Bahia, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe paulista está na 13ª colocação, com 23 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
Com o placar, o técnico Thiago Kosloski soma 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas desde que assumiu o comando da equipe.
Dois jejuns
A última vitória do Coritiba como visitante contra o Corinthians foi em 2003. Depois daquela partida, foram 13 confrontos, com 2 empates e 11 derrotas. Para completar, o time paranaense chegou à 3ª derrota seguida no Brasileirão 2023 (Botafogo, Bragantino e Corinthians).
Série invicta
O Corinthians está há 11 jogos sem perder (8 vitórias e 3 empates).
Coritiba muda meio time
Com o técnico Thiago Kosloski e o auxiliar Reginaldo Nascimento suspensos por expulsão na última rodada, o Coritiba foi comandado do banco pelo auxiliar Willians Alves. Sem Bruno Gomes e Jamerson, suspensos por cartões amarelos, o Coritiba teve Sebastián Gómes e Victor Luís como novidades na escalação. Outra alteração foi o retorno de Robson após cumprir suspensão. Por decisão da comissão técnica, o lateral Diogo Batista e o volante Fransérgio ganharam as vagas de Natanael e Andrey. Outras baixas eram o meia Boschilia e o zagueiro Jean Pedroso, ambos em recuperação.
Recuperados
As novidades no banco foram os volantes Liziero e Willian Farias, ambos recém-recuperados de lesão. Outro nome que voltou a aparecer foi o zagueiro Thalisson Gabriel, que retornou de empréstimo ao Camboriú.
Esquema tático do Coritiba
O time usou mais uma vez o esquema tático 4-1-4-1, com Fransérgio como único volante. Na linha de quatro, os extremos eram Marcelino Moreno (esquerda) e Robson (direita). Os médios, fazendo o trabalho de área a área pelo centro do campo, eram Gómez e Matheus Bianqui.

Corinthians
As baixas eram Mosquito (revelado pelo Coritiba e ex-Paraná Clube), Cantillo e Paulinho, todos em recuperação. O zagueiro Lucas Veríssimo (28 anos, ex-Benfica e Santos) ainda recupera o condicionamento e não pode estrear. O time usou o 4-2-3-1, com Ruan (esquerda), Adson (direita) e Renato Augusto (centro) na linha de três.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Corinthians avançado e com mais posse de bola, mas quase sem espaço para jogar. O Coritiba foi forte na marcação e mostrou qualidade em jogadas pela esquerda, principalmente com Marcelino Moreno. O time paulista teve duas chances claras, ambas em erros individuais da defesa. Na primeira, Adson ficou livre e se atrapalhou, e na segunda, Diogo Oliveira escorregou e Renato Augusto ficou livre para chutar. O Coxa abriu o placar aos 27 minutos, em escanteio de Marcelino Moreno e desvio de cabeça de Henrique. E teve chance de ampliar aos 40, em cruzamento de Victor Luís, falha de Murillo e finalização de Diogo Oliveira — Cássio defendeu.
Segundo tempo
O Corinthians voltou o intervalo com três substituições e partiu para o abafa. O Coritiba ficou totalmente recuado e levou a virada em 8 minutos. Aos 6, Gil marcou após cobrança de escanteio. Aos 8, após belo lançamento de Renato Augusto, Ruan ajeitou para Yuri Alberto marcar: 2 a 1. O banco do Coxa reagiu aos 17, com as entradas do ponta Lucas Barbosa e do volante Andrey, para as saídas de Gómez e Fransérgio. O 4-1-4-1 foi mantido, mas Marcelino Moreno passou a jogar centralizado e Lucas Barbosa aberto na direita. O Coritiba avançou e ficou exposto. Levou o gol de contra-ataque veloz de Wesley já aos 21. O time se perdeu em campo, não criou chances e seguiu levando sufoco nos contra-ataques. Aos 30, entraram o ponta Kaio César e o volante Liziero. Aos 44, o ponta Ruan Assis entrou no jogo.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 46% de posse de bola, 10 finalizações (4 certas), 13 faltas cometidas e 86% de precisão nos passes. O Corinthians somou 17 arremates (9 certos), 17 faltas cometidas e 82% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORINTHIANS 3×1 CORITIBA
Corinthians: Cássio; Fagner (Bruno Mendez), Gil, Murillo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Wesley), Maycon, Ruan Oliveira, Renato Augusto (Giuliano), Adson e Yuri Alberto (Matías Rojas). Técnico: Luxemburgo
Coritiba: Gabriel; Diogo Batista, Kuscevic, Henrique e Victor Luís; Fransérgio (Andrey); Sebastián Gómez (Lucas Barbosa), Matheus Bianqui (Liziero), Robson (Ruan Assis) e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira (Kaio César). Técnico: Willians Alves
Gols: Henrique (27-1º), Gil (6-2º), Yuri Alberto (8-2º) e Wesley (21-2º)
Cartões amarelos: Victor Luís, Henrique (CFC). Fagner (SCCP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Público: 41.889 pagantes
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Adson toca par Yuri Alberto, na cara do gol. Diogo desarma. A bola sobra para Adson, que erra o domínio e perde gol feito.
27 – Gol do Coritiba. Escanteio. Marcelino Moreno cruza. Henrique dá uma casquinha na primeira trave. A bola inda bate em Murillo antes de entrar.
30 – Renato Augusto recebe na área, nas costas de Diogo, e chuta cruzado. Gabriel espalma.
40 – Victor Luís cruza da esquerda. Murillo tira mal. Diogo Oliveira fica na cara do gol e chuta. Cássio salva.
Segundo tempo
6 – Gol do Corinthians. Escanteio. Yuri Alberto recebe na área e chuta cruzado. Kuscevic tira em cima da linha, mas Gil intercepta e finaliza.
8 – Gol do Corinthians. Renato Augusto lança. Ruan recebe na área e toca de cabeça para Yuri Alberto completar de cabeça.
9 – Kuscevic erra na saída de bola. Yuri Alberto sai na cara do gol e chuta para fora.
13 – Ruan Oliveira dispara pelo centro e fica de frente para o gol, mas é desarmado por Kuscevic.
19 – Matheus Bianqui lança. Robson domina na área e chuta forte. Cássio faz boa defesa.
21 – Gol do Corinthians. Contra-ataque. Wesley recebe na esquerda, dispara, chuta de fora da área e acerta o cantinho.
30 – Adson cruza. Maycon entra livre e cabeceia. Gabriel espalma.
38 – Gil desarma Marcelino, dispara, tabela com Adson, sai na cara do gol e chuta perto, ao lado.