Daniel Júnior, do Cruzeiro
Daniel Júnior em ação pelo Cruzeiro (Crédito: Divulgação/Rodolfo Rodrigues/Cruzeiro)

Coritiba e Cruzeiro estão negociando uma troca de jogadores. De um lado, o time paranaense pode ceder por empréstimo de um ano o atacante Whalacy, 17 anos, que foi convocado para a seleção brasileira sub-17 em 2023. Do outro lado, a equipe mineira pode emprestar por um ano o meia/ponta Daniel Júnior, 21 anos.

As informações são do jornalista Samuel Venâncio. A negociação não foi confirmada pelos clubes.

Os dois jogadores serão emprestados com cláusula de compra fixada no contrato. Se quiser ficar com Daniel Júnior em definitivo, o Coritiba precisa pagar 700 mil euros (R$ 3,7 milhões) por 70% dos direitos econômicos do jogador.

O Cruzeiro pode comprar Whalacy acionando cláusula que estabelece o valor de Whalacy em 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões) por 50% dos direitos econômicos – nesse caso, o Coritiba permanece com os 50% restantes do atleta.

Daniel tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2025 e estava emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia. O clube europeu pagou 150 mil euros por esse empréstimo e pouco usou o jogador – entrou em sete jogos e apenas três como titular. Ele chegou em setembro de 2023 e deveria ficar até junho de 2024, mas retornou ao Brasil antes.

Whalacy tem multa rescisória de 60 milhões de euros para o mercado estrangeiro. Para o mercado brasileiro, a multa é menor – é proporcional ao salário do jogador. Ele tem vínculo com o clube até o fim de 2025.

Currículo de Daniel Júnior
Revelado pelo Palmeiras, Daniel Júnior se destacou no sub-17 do clube paulista em 2019, com 14 gols em 36 jogos.

Chegou ao Cruzeiro em 2021 e teve boa temporada no sub-20, com 9 gols e 2 assistências em 33 jogos.

Em 2022, no profissional, somou 4 gols e 4 assistências em 45 jogos (27 como titular). Ajudou o clube mineiro a conquistar o título da Série B daquele ano e retornar à Série A. O jogador atuou como extremo (meia-ponta) em várias partidas e também como meia centralizado. Teve boa média de dribles certos (foi o sexto melhor do time nesse aspecto) e de finalizações (foi o sexto da equipe com mais arremates), mas não se destacou nos passes (foi o 17º da equipe em passes decisivos) nem no cruzamentos (14º do time).

Em 2023, Daniel foi pouco utilizado pelo Cruzeiro: dez jogos (2 como titular) e um gol marcado. Em setembro, acabou emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia, onde só atuou sete vezes (três como titular).