energia demanda calor
Imagem ilustrativa (Reprodução/Eletrobras)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta de onda de calor no Paraná para laranja. O alerta vale até a noite desta sexta (14) e atinge 184 cidades das seguintes regiões: Norte Pioneiro Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Oeste Paranaense e Centro Ocidental Paranaense. O alerta prevê temperaturas até cinco graus acima do normal. A baixa umidade do ar também preocupa.

Leia mais

Mesmo nas cidades que não estão incluídas na lista de alerta laranja do Inmet, a sexta (14), sábado (15) e domingo (16) será de muito calor. Em Maringá, por exemplo, segundo o Simepar, a temperatura máxima deve bater os 31 graus de sábado (15) a segunda (17).

A sexta-feira será de tempo seco em todas as regiões do Paraná. Segundo o Simepar, haverá expressiva amplitude térmica ao longo do dia.  Não há previsão de chuva e deve ser um dia ensolarado e com baixa umidade relativa do ar à tarde, no entanto, pode amanhecer com alguns nevoeiros.

Curitiba sem alerta laranja, mas com calor

Em Curitiba, mesmo sem alerta laranja, as temperaturas devem variar de 14 a 23 graus nesta sexta, de 13 a 24 graus no sábado e no domingo de 15 a 25 graus. Só há previsão de chuva na próxima sexta (21).

Incêndios ambientais

O tempo seco aumenta muito o perigo de incêndios ambientais no Paraná. Nos últimos seis anos, a maior ocorrência de incêndios florestais no Paraná foi em 2019, com 10,8 mil. Em caso de incêndio, a orientação é ligar para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros.