
Milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido no fundo do antigo PIS-Pasep e poderão recuperar esse dinheiro a partir do dia 28 de março. De acordo com o Ministério da Fazenda, cerca de R$ 26 bilhões estão disponíveis para saque, mas poucos solicitaram o resgate até agora.
- Paraná pretende aumentar produção do café; entenda
- Empresas com mulheres na liderança crescem 21% a mais
Estima-se que 10 milhões de pessoas tenham direito aos valores, mas apenas 18.800 pedidos foram feitos. O valor médio por beneficiário gira em torno de R$ 2.800, variando conforme o tempo de trabalho e o salário recebido entre 1971 e 1988, período em que esse fundo estava ativo.
Quem pode sacar?
O direito ao saque é válido para quem teve carteira assinada entre 1971 e 1988. Como o fundo foi encerrado em 1988, muitos dos titulares já faleceram, então os herdeiros também podem solicitar o resgate.
Passo a passo para consultar e resgatar dinheiro esquecido
Se você quer saber se tem valores disponíveis, siga este roteiro:
- Acesse o site repiscidadao.fazenda.gov.br e clique em “Entrar com gov.br”.
- Faça login com seu CPF e senha da conta gov.br.
- Digite o código de acesso gerado pelo aplicativo gov.br.
- Informe o NIS (Número de Identificação Social), que pode ser consultado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no portal Caixa Trabalhador ou no CadÚnico.
- Clique em “Pesquisar”. Se houver dinheiro disponível, o sistema informará como solicitar o saque.
Esse dinheiro não é o abono salarial atual
É importante lembrar que esse saldo do PIS-Pasep não tem relação com o abono salarial de 2024, pago aos trabalhadores que tiveram emprego formal por pelo menos 30 dias em 2023 e receberam até dois salários mínimos por mês.