
Apesar da escassez global de cacau e da disparada nos preços da matéria-prima, a catarinense Nugali Chocolates, referência nacional em chocolates premium, acaba de expandir sua capacidade produtiva em 30%, alcançando um volume anual de até 260 toneladas. A ampliação incluiu investimentos em maquinário e melhorias estruturais na fábrica localizada em Pomerode (SC).Reconhecida por integrar o seleto grupo de marcas do tipo bean to bar , que controlam todo o processo produtivo, da amêndoa à embalagem , a Nugali reforça seu posicionamento no setor de alta qualidade em um momento delicado para a cadeia do cacau.
Segundo o sócio e diretor de produção Ivan Blumenschein, a decisão estratégica foi preservar a excelência do produto:
“Sentimos o impacto da crise, como todo o mercado, mas optamos por não comprometer a qualidade. Ajustamos margens, repassamos o mínimo de custos ao varejo, e o consumidor respondeu positivamente. Isso manteve nosso crescimento e exigiu novos investimentos”, afirma.

Nugali crédito da foto Humberto Furtado Divulgação
A expansão da fábrica inclui a instalação de um novo moinho de refino, que entrou em operação em julho. Essa etapa é essencial para o acabamento do chocolate: após a conchagem, o refino reduz a granulometria da massa, garantindo a textura fina e aveludada característica dos chocolates Nugali.
Atualmente com mais de 40 produtos no portfólio, entre barras, bombons e linhas sazonais, a Nugali segue expandindo sua atuação dentro e fora do país. Mesmo diante da instabilidade do setor, a empresa mantém ritmo de crescimento sustentável.
Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, ambos ex-engenheiros da Embraer, a Nugali foi pioneira ao criar uma marca nacional de chocolate gourmet, até então dominado por rótulos importados. Desde então, já recebeu mais de 40 prêmios internacionais, consolidando-se com cerca de 20% de participação no mercado bean to bar brasileiro.
Além da produção, a marca investe em experiência turística e educação gastronômica. A fábrica está localizada na Rota do Enxaimel, em Pomerode considerada pela ONU uma das vilas turísticas mais autênticas do mundo — e recebe mais de 100 mil visitantes por ano em seus tours imersivos
Para saber mais:
nugali.com.br
Instagram: @nugalichocolates
com assessoria