A equipe de saltos do hipismo, que venceu bronze em 1996 e 2000, começou bem em Pequim. No resultado geral do primeiro dia, o Brasil ocupa a 2ª colocação, ao lado de Suíça e Canadá e atrás apenas dos EUA. O time ficou sem Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, por causa de uma lesão da égua Picolien. Pedro Veniss, ouro no Pan em 2007, e Bernardo Alves foram os melhores. Camila Mazza é a 39ª no geral. Rodrigo Pessoa, atual campeão olímpico nos saltos, é o 14º na lista do individual. No domingo, as equipes saltam mais uma vez e, os oitos melhores tentam a medalha definitiva. Para o individual, a medalha será decidida até quinta-feira.
HIPISMO (individual)
A equipe brasileira de saltos do hipismo teve uma boa estréia nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 nesta sexta-feira, 15 de agosto, no percurso da pista do Centro Eqüestre Olímpico de Hong Kong, sede do esporte nos Jogos. Os melhores resultados entre os conjuntos brasileiros foram de Pedro Veniss, montando Un Blanc de Blancs, e Bernardo Resende Alves, com Chupa Chip, que, sem cometer nenhuma falta, estão na primeira colocação individual, empatados com mais 11 conjuntos.
Depois de Pedro e Bernardo, Rodrigo Pessoa, montando Rufus, foi outro que não cometeu faltas, mas estourou o tempo, foi punido com a perda de um ponto e encontra-se na 14ª posição. Camila Mazza/Bonito Z acabou cometendo uma falta e também estourando o tempo, perdendo, assim, cinco pontos e ficando com a 42ª colocação. Os conjuntos brasileiros voltam à pista em Hong Kong neste domingo, 17, para o início da disputa por equipe e mais uma rodada da competição individual.
HIPISMO (fora)
Os conjuntos brasileiros Luiza Almeida/Samba e Leandro Silva/Oceano do Top se despediram da competição individual de adestramento do hipismo dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 após os resultados da noite desta quinta-feira, 14 de agosto (manhã em Brasília). Os dois haviam competido na quarta, 13, marcando 60.833 e 60.125, respectivamente. Mas a colocação final na primeira fase só foi definida após a apresentação do segundo grupo de conjuntos nesta quinta. Com isso, Luiza e Oceano terminaram na 40ª posição e Leando e Oceano do Top, na 43ª. Apenas os 25 primeiros colocados se classificaram para a próxima fase.