Jade Barbosa superou nesta sexta-feira o 12º lugar obtido por Daniele Hypólito em Atenas-2004 e tornou-se a primeira ginasta brasileira a chegar entre as dez primeiras do mundo no individual geral em Jogos Olímpicos. A carioca terminou a competição na 10ª colocação, com 59.550 pontos, enquanto Ana Cláudia Silva ficou com a 22ª colocação, com 56.875. A pontuação leva em conta a soma das notas alcançadas pelas 24 competidoras nos quatro aparelhos (trave, barras assimétricas, solo e saltos) na final.
Agora, o Brasil tem mais três chances de medalhas na ginástica em Pequime. Jade se prepara para a final do salto, domingo às 7h43 (de Brasília). Já Daiane dos Santos compete no solo, às 9h15. Diego Hypólito disputa a final do solo às 7 horas, também no domingo.
Curiosamente, na final desta sexta-feira, Jade foi melhor nos exercícios em que, normalmente, consegue notas mais baixas (trave e barras). No solo e no salto, suas especialidades, a brasileira errou, perdendo pontos importantes.
Estreante em Olimpíadas, Jade iniciou o primeiro rodízio nas barras assimétricas. Com um desempenho consistente, conseguiu 15.075 pontos, terminando na 9ª posição. Na trave, a brasileira realizou sua melhor apresentaçao do dia, conseguindo 15.500 pontos e a 7ª colocação. No solo, ela desequilibrou-se e caiu. Não conseguiu nota maior do que 13.950 pontos. No salto, apesar da queda no final da execução, a brasileira ainda somou 15.025.