Avaliamos por 10 dias essa minivan da Citroën, mesmo acostumados a testar carros munidos de tecnologia, chegamos a se perder nos botões do carro. Para quem gosta de novidades eletrônicas, uma inédita é o comando do freio de estacionamento. Uma pequena alavanca no centro do painel permite a aplicação sem esforço algum do motorista. Ao mesmo tempo, um sistema automatizado aplica os freios quando se vai dar partida no carro em subidas e descidas, evitando que ele escorregue involuntariamente.
Cheio de modernidades, o C4 Picasso tem como atração maior, quanto à aparência, a gigantesca área envidraçada. quem viaja nele se sente quase como num daqueles carros de desenho animado. A boa visibilidade e a luminosidade são obtidas com o auxílio do pára-brisa panorâmico “Space Vision”. O ângulo de visibilidade vertical (do ponto baixo ao ponto alto do pára-brisa) passa para 70° em vez dos 35° de um monovolume tradicional.
Este pára-brisa panorâmico é acompanhado de persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGV (Train à Grande Vitesse). Além disso, o teto solar panorâmico oferece uma visibilidade externa diferenciada.
O conjunto mecânico do Citroën Grand C4 Picasso é composto pelo motor 2.0i 16V, que gera 143 cv DIN a 6.000 rpm e um torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm associado à caixa automática seqüencial auto-active. Uma haste ligada à coluna de direção faz as vezes de alavanca de câmbio (automático de quatro velocidades). Além de “R” (ré) e “N” (neutro), há um “A” (de automático) e um “M” (de manual). Nesta opção as trocas podem ser feitas por borboletas atrás do volante – ideal para quem gosta de controlá-las.
É possível conferir em que marcha está no centro do painel, onde há ainda velocímetro, indicador de nível de combustível, quilometragem (total e parcial) e rpm (rotações por minuto) por meio de um indicador ao mesmo tempo digital e de barras.
No volante que não move o centro, possui os comandos do rádio, sem falar no controlador de velocidade. Os controles do ar-condicionado são individuais para motorista e passageiro dos bancos da frente, com ajuste digital.
Para quem viaja atrás também tem comando do ar-condicionado, sem falar em mesinhas tipo avião e com iluminação. Um dos atributos do Grand C4 é a terceira fileira dos bancos. Com isso o automóvel pode levar sete passageiros e ao mesmo tempo 200 litros de bagagem. Com todos os bancos rebatidos a capacidade pode aumentar para 1.950l.
Importado da França e disponível apenas na configuração de sete lugares, o Grand C4 Picasso vem completo por R$ 89.800,00. O único opcional é o teto solar panorâmico que é vendido a R$ 4.000. Seu tamanho abrigaria confortavelmente a família Jetson do desenho animado futurista, com George, Jane, Elroy, Judy e ainda o cachorro Astro e a robô Rosie.