Na história dos Jogos Olímpicos, o atletismo brasileiro conquistou 13 medalhas. É o terceiro esporte que mais rendeu pódios ao país, atrás da vela (14) e do judô (15). O salto triplo já rendeu seis conquistas: dois ouros de Adhemar Ferreira da Silva, dois bronzes de João Carlos de Oliveira (o João do Pulo) e uma prata e um bronze de Nélson Prudêncio.

Em Pequim 2008, a equipe de 45 atletas – 25 mulheres. O calendário de competição da modalidade prevê provas de amanhã até 24 de agosto, incluindo a chegada da maratona, no ultimo dia dos Jogos.

 “Esta já é minha sexta participação em Jogos Olímpicos nesta função. E me impressiona a atitude deste grupo. Estão muito focados, apesar de ter muitos atletas novos. Vieram para buscar o resultado”, avalia Martinho Nobre, Chefe de Equipe do Atletismo.

A equipe brasileira fez uma temporada de 10 dias (entre 1 e 10 de agosto) em Macau. Para Martinho, a experiência foi válida: “Tínhamos uma pista exclusiva, os atletas trabalharam muito bem. Chegaram aqui prontinhos para os Jogos”, diz.
O paranaense Jadel Gregório, do salto triplo, chegou à China no início do mês. “Estou pronto. Não sinto pressão, estou melhor agora do que em Atenas”, disse o atleta.