Cinco dias depois da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, alguns detalhes ocultos continuam a surpreender o mundo.

Agora surgiu a notícia de que a garota de 7 anos que teoricamente teria cantado o hino nacional da China apenas dublou a música, já que a menina escolhida para cantar não tinha uma ‘imagem apropriada’ para a ocasião. A outra menina que não tinha a “imagem apropriada”, também de 7 anos, cantou o hino.

“Um membro do senado pediu que outra garota colocasse seu rosto e fingisse cantar”, declarou nesta terça-feira o diretor de música da cerimônia, Chen Qijang, a uma rádio de Pequim. “Nossos espectadores vão compreender que trata de algo para o interesse da nação”, completou.

A China se empenhou ao máximo para passar uma imagem impecável perante os olhos do mundo, tanto que Pequim mandou de volta vários cidadãos para o interior e escondeu edifícios e construções em mau estado de conservação.

Já a atuação do pequena Lin Miaoke na cerimônia foi um êxito, pena que a voz que se ouvia no estádio e nas televisões de todo mundo não era a sua, mas a de Yang Peiyi, também de 7 anos. As autoridades decidiram que Yang não era suficientemente bonita para a cerimônia, daí o convite para Lin. “Combinamos uma voz perfeita com uma atuação perfeita”, explicou o diretor de música Chen Qijang.

Nesta terça-feira, uma foto da pequena Yang Peiyi foi publicada no portal Sina.com, mostrando um sorriso com dentes separados e um rosto não tão bonito como queriam as autoridades chinesas.