A cúpula do PSDB paranaense se reúne hoje com o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Em pauta, a marcação da data para que o tucano renuncie ao cargo para disputar o governo do Estado. Segundo o presidente do partido, deputado Valdir Rossoni, a despedida deve ser marcada para 30 ou 31 de março. Por lei, o prefeito teria que se desincompatibilizar até 2 de abril, mas como esse dia é de feriado de Semana Santa, a saída será antecipada. O governador Requião já marcou a “festa” para 31, no teatro Guaíra.


Velinhas
Assim como Richa, Requião foi convidado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, para a cerimônia de comemoração do centenário de Tancredo Neves, amanhã, em Belo Horizonte. Ao contrário do prefeito, que confirmou presença, o governador declinou o convite. É que no mesmo dia ele estará em Curitiba para comemorar seu aniversário.


Sumiço
Enquanto o cenário político pega fogo no Paraná, o vice-governador e pré-candidato ao governo do PMDB, Orlando Pessuti, curte uma temporada em um navio de luxo na costa brasileira. A viagem teria sido uma exigência da família. Mas acabou sendo interpretada como mais um sinal do isolamento político do vice.


Saída estratégica
Segundo comentários de bastidores, o sumiço de Pessuti não seria apenas para um descanso pré-eleitoral. O vice teria optado por se afastar para fugir da romaria de pessoas pedindo emprego que abarrotam seu gabinete às vésperas da data em que ele assumirá o governo, com a desincompatibilização do governador Requião, marcada para o início de abril.


 


Rei morto,
rei posto
Até o secretário da Fazenda, Heron Arzua, ironizou ontem o clima de “fim de feira” do governo Requião, na “escolinha”. Elogiado por sua elegância ontem, Arzua alegou que em fim de governo, é preciso se apresentar bem. E brincou com o governador, dizendo que enquanto o gabinete de Requião está vazio nesses últimos dias, o de Pessuti anda cheio.


FGTS
O PT virou motivo de piada entre os deputados peemedebistas que não escondem seu contentamento com o afastamento do partido do governo Requião. Luiz Cláudio Romanelli e Alexandre Curi questionavam ontem se os petistas vão pedir aviso prévio, já que estão deixando os cargos um mês antes do prazo de desincompatibilização.


Ineditismo
A direção do PT do Paraná conseguiu criar uma situação inédita na política brasileira. Nem os petistas conseguem entender como um partido pode romper politicamente com o governador, e não com o governo. Seria algo como um marido que briga com a mulher, pede o divórcio mas continua querendo morar com ela, como se nada tivesse acontecido.


Maturidade
Antes de divulgar a nota anunciando o rompimento, o presidente do PT, Ênio Verri – até há pouco tempo secretário do Planejamento – fez questão de se reunir com Requião para explicar a decisão. Segundo ele, a conversa foi “madura”, e Requião entendeu os motivos do partido. No twitter, porém, o governador continuou tripudiando. “Eu esperava que o PT abrisse uma sindicância interna. Mas preferiram deixar meu governo”, comentou.
 
Aurélio
O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, perde o amigo mas não a piada. Ao ler a nota da Executiva do PT e perceber que o partido havia escrito “tencionamento” com “c” e não com “s”, tascou: “a primeira discordância do presidente do PMDB é de ordem ortográfica”.


Único
Os procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas participam hoje da eleição para o cargo de procurador-geral da entidade para o biênio 2010/2011. A novidade no processo eleitoral deste ano é que há apenas um nome inscrito para a disputa do cargo, o do procurador Laerzio Chiesorin Júnior.


Parabólica
Foi confirmada  mais uma etapa da audiência de instrução do caso Carli Filho. Amanhã,  o juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar deve ouvir quatro testemunhas de defesa do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, acusado de provocar o acidente em que morreram Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20.


Em alta
Em vigor em todo o país desde março do ano passado, a portabilidade numérica – benefício que permite a troca de operadora de telefonia fixa e móvel com a manutenção do número do telefone – já beneficiou 4 milhões de usuários, dos 5,2 milhões que fizeram pedido. Os números são da ABR Telecom.