O tempo fechou ontem na Assembleia Legislativa. De um lado, os tucanos ainda ocupados com a falta de acordo entre Beto Richa e Alvaro Dias na escolha do candidato do PSDB ao governo. Do outro, a bancada do DEM na Casa em guerra contra o presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion, que declarou apoio à candidatura de Osmar Dias (PDT) e admitiu aliança mesmo com a participação do PT.
Incômodo
Entre os dirigentes tucanos locais era evidente o desconforto com a continuidade da “novela” da falta de consenso – sucessivamente prometido e adiado nas últimas semanas – entre Alvaro e Richa. A direção local, declaradamente pró-Beto, não consegue esconder o incômodo com a capacidade de resistência de Alvaro.
Trinca
Já no DEM, o presidente do partido em Curitiba, deputado estadual Osmar Bertoldi, fez as contas e garante que dos 42 delegados da legenda com direito a voto na convenção estadual, pelo menos 39 são favoráveis a Richa. “O partido não está rachado. Está trincado. Tem uma trinca que é o Lupion”, brincou.
Franco-atirador
No ninho tucano, as declarações de Lupion pró-Osmar Dias e acusando o PSDB de romper a aliança e jogar o senador do PDT no colo do PT também foram mal recebidas. “O Lupion continua falando sozinho. É um franco-atirador na defesa de seus interesses pessoais, que são insustentáveis”, classificou o líder do PSDB na Assembleia, Ademar Traiano.
Na ilha de Lost
Tudo bem que político é assim mesmo, mas o vice-governador Orlando Pessuti exagera nas declarações fora da realidade. Ontem ele garantiu que ao contrário dos outros partidos, o PMDB é o único onde “reina a tranquilidade” e que está definido para as eleições de outubro. Como se ninguém no PMDB estivesse louco para abandoná-lo e se abraçar com a candidatura de Beto Richa. Um pouco de realismo não faria mal ao vice, que se não se cuidar, quando acordar será tarde demais.
Pesquisa
Requião tem em mãos os números de uma pesquisa – encomendada para degustação própria – sobre a preferência do eleitorado para o Senado que o deixaram com os cabelos em pé. A sondagem revela a tendência de diversas regiões do Paraná. Na Capital, o governador aparece atrás do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) e em empate técnico com a petista Gleisi Hoffmann. O resultado da pesquisa justificaria inclusive o empenho de Requião nos últimos dias em acertar um acordo branco com tucanos ou petistas para tirar Fruet ou Gleisi da disputa.
Férias forçadas
Para garantir a ampla folga no carnaval, os deputados estaduais anteciparam ontem a sessão que deveria ser realizada hoje pela manhã. Cumpridas as obrigações do cargo, os nobres deputados ficam livres para desfrutar dos festejos e retornar a Assembleia para sessões somente no próximo dia 22. Serão onze dias de “férias forçadas”.
Toma um dreher
“O duro na Assembléia é ficar ouvindo o Belinati lendo os e-mails que ele escreve para ele mesmo”, do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ontem pelo twitter.
Regulamentada
A lei que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento de postos que venham a adquirir, distribuir, transportar, estocar ou revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico hidratado carburante, em desconformidade com as especificações estabelecidas pelo órgão regulador competente em Curitiba, foi regulamentada nesta semana pelo prefeito Beto Richa. O vereador Serginho do Posto (PSDB) adianta que promoverá nos próximos dias uma reunião com o Sindicombustíveis, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a prefeitura de Curitiba.
As contas
No próximo dia 26, às 14h30, o secretário de finanças de Curitiba, Luiz Eduardo Sebastiani, vai até a Câmara de Vereadores apresentar a prestação de contas do município do último trimestre do ano passado.
O deputado Eduardo Sciarra (DEM/PR) reuniu-se nesta semana com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para cobrar agilidade na publicação de um decreto do Executivo que defina a distância para plantio de milho transgênico no entorno das zonas de amortecimento de unidades de conservação (UCs). O texto, que deverá limitar em 1.200 metros essa distância, está na Casa Civil para publicação, mas depende da assinatura do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A informação foi confirmada pelo Ministro Stephanes.
Parabólica
Em julgamento realizado ontem, no Tribunal do Júri da Comarca de Iretama, na região de Campo Mourão, o réu Jonas Lisbão Santo foi condenado a sete anos de reclusão em regime inicial semi-aberto, pela participação no assassinato de Paulo Roberto da Silva. A vítima foi morta com pelo menos dez tiros de pistola, disparados à queima-roupa por um adolescente, à época com 15 anos. A pistola não foi apreendida.
A juíza federal Soraia Tullio, da 4ª Vara Federal de Curitiba, negou liminar solicitada por um candidato que, aprovado em primeiro lugar em concurso de jornalista da UFPR, não possui diploma de graduação em jornalismo. O candidato havia ingressado com mandado de segurança contra a universidade, que negou a sua posse no cargo em razão da falta do diploma de jornalista – documento exigido pelo edital do concurso público.”Constando expressamente no edital do concurso – que, como é sabido, constitui a lei do certame – , a exigência de curso superior para o exercício do cargo, inexiste ilegalidade ou abuso de poder no ato da autoridade impetrada [UFPR] que impediu a posse do candidato”, diz trecho da decisão judicial, assinada no último dia 28 de janeiro.
Em alta
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07 aprovou, por unanimidade, o aumento do período obrigatório de licença-maternidade de quatro para seis meses. O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Rita Camata (PMDB-ES).
Em baixa
Na sua terceira reunião, a CPI do MST – instalada para apurar desvios e irregularidades no repasse de recursos aentidades ligadas ao Movimento dos Sem Terra – sinalizou que irá terminar em pizza. Dos 67 requerimentos aprovados pela comissão, nenhum aprofunda as investigações.