O clima ontem na Assembleia era de expectativa e muita especulação em torno da nova rodada de negociações entre Beto Richa e Alvaro Dias hoje em Brasília em busca de consenso para a escolha do candidato tucano ao governo do Estado. Interessados na definição, já que ela terá consequências diretas no panorama de alianças também para o Legislativo, deputados chegaram a promover apostos sobre o cenário da disputa.


Cenários
A maioria prevê uma eleição para o governo polarizada entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), com o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) correndo por fora. Alguns, porém, chegam a prever que se Alvaro for o escolhido pelos tucanos e Osmar disputar a reeleição para o Senado deixando o caminho livre para o irmão, o PT não teria outra saída que não lançar Gleisi Hoffmann para a sucessão estadual.


Tudo a perder
Aliados de Pessuti, aliás, ficaram incomodados com declarações do vice afirmando não ter qualquer intenção de deixar a disputa pelo governo, já que “não teria nada a perder”. Lembraram que Pessuti não é candidato de si mesmo, mas integra um grupo, que tem sim muito a perder caso seja obrigado a sustentar uma candidatura isolada, sem qualquer chance eleitoral.


Mapeamento
Na realidade o PSDB não cogita nem de longe a possibilidade de não ter candidato próprio ao governo do Paraná para apoiar o senador Osmar Dias (PDT). Com base em informações dos diretórios municipais, as diversas regiões do estado estão sendo mapeadas. A ordem é trabalhar mais onde o partido já é forte e dar menos prioridade nas áreas mais fracas. Os caciques tucanos sabem que a legenda tem características urbanas, portanto, o desafio é chegar aos grotões.



Empenho
Os primeiros suplentes de vereadores do PSDB em Curitiba estão empenhados nas campanhas dos correligionários que já ocupam cadeiras na Câmara. Pela ordem, os possíveis beneficiários com a eleição dos titulares para mandatos de deputados são: Nelly Almeida, Jorge Yamawaki, Edson do Parolin, Francisco Costa Filho, Jotapê e José Leonel. Dos 13 vereadores tucanos na Capital, sete – João Cláudio Derosso, Mara Lima, Felipe Braga Côrtes, Serginho do Posto, Omar Sabbag, Emerson Prado e Jair Cezar – pretendem disputar um lugar na Assembleia.


Preso
O governador Roberto Requião (PMDB) comentou ontem o artigo onde o ex-governador Jaime Lerner sai em defesa da privatização do Banestado. “Na verdade achei que o Lerner estava preso. Ele está condenado a nove anos de cadeia, mas entrou com recurso e conseguiu efeito suspensivo. Pelo artigo, fiquei sabendo que estava solto”, comentou Requião durante inauguração das novas subestações da Copel no Campina do Siqueira.


Melhora
O ex-deputado federal José Janene, que sofreu um acidente vascular cerebral na noite de sábado e está internado desde a madrugada de domingo no Hospital Evangélico de Londrina, ontem já estava consciente, recuperando os movimentos e reconhecendo os familiares. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, ele chegou inconsciente e com deficiência motora do lado esquerdo do corpo. Não há previsão de alta. Ex-líder do PP, Janene é um dos réus do suposto esquema de compra de votos de parlamentares, episódio conhecido como mensalão.


 


Erros (I)
Os chamados erros formais, como imprecisões no preenchimento de formulários, são responsáveis por até 80% dos problemas encontrados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na análise das transferências de recursos das prefeituras para entidades. Esses erros, mesmo que sejam cometidos sem dolo ou má-fé, podem ter conseqüências graves tanto para os municípios, que podem ter verbas estaduais e federais retidas, quanto para os gestores, que podem ser declarados inelegíveis.


Erros (II)
Com o objetivo de reduzir estes erros, o TCE-PR, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP) e da Direção de Contas Municipais (DCM), iniciou nesta terça-feira (9 de fevereiro), um seminário dirigido aos servidores dos setores financeiro e contábil do Município de Curitiba. O evento, que acontece no Salão Nobre da Prefeitura, termina nesta  hoje) com o tema “Sistema de Informações Municipais – Prestação de Contas Anual 2009/Acompanhamento Mensal 2010”.


Parabólica
O Secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo, e o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, concedem entrevista coletiva à imprensa hoje às 11 horas para anunciar as regras da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2010.


Começa a ser veiculada hoje a campanha de carnaval promovida pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com o tema “Que lembranças você quer levar do carnaval?”, a campanha tem por objetivo conscientizar os condutores sobre as conseqüências que a imprudência e o desrespeito no trânsito podem trazer para si e, principalmente, para os outros.


Em alta
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou  o agravo regimental proposto pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em julgamento realizado ontem  Essa nova decisão permite que a Appa dê continuidade ao processo de compra de draga.


Em baixa
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou ontem que pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento ou a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). Arruda é investigado por suposto envolvimento em um esquema de corrupção.